PUBLICIDADE

Ford confirma falha de segurança em sistema de entretenimento Sync 3

Falha de segurança no Sync 3 não teve detalhes divulgados, mas não representaria risco a motoristas; Ford vai liberar atualização para sistema de entretenimento

14 ago 2023 - 14h33
(atualizado às 17h54)
Compartilhar
Exibir comentários

A Ford confirmou na última semana a existência de uma falha de segurança no Sync 3, sistema de sincronização de smartphones à central multimídia dos veículos da marca. De acordo com a montadora, a brecha não tem indícios de exploração por cibercriminosos e caso um ataque fosse realizado, não representaria risco a motoristas e ocupantes dos carros.

Foto: Divulgação/Ford / Canaltech

O comunicado da empresa não traz mais detalhes sobre a vulnerabilidade, justamente de forma a garantir que ela continue sem registrar ataques, mas já adianta que uma atualização está em desenvolvimento. A abertura estaria em um driver Wi-Fi da solução de entretenimento disponível em alguns modelos das linhas Ford e Lincoln; o número de carros atingidos não foi revelado, mas a montadora indicou que todos aqueles equipados com Sync 3 devem receber atualizações.

O update deve ser liberado em breve, ainda sem data definida, mas quando estiver disponível, poderá ser aplicado por qualquer proprietário de carro compatível a partir de um dispositivo USB. Enquanto isso, os usuários que estiverem preocupados com a questão podem desabilitar a funcionalidade Wi-Fi a partir das configurações do sistema de infotenimento Sync 3, de forma que o driver vulnerável não esteja mais ativo na plataforma.

Mesmo com essa indicação, a Ford deixou claro que a brecha, mesmo se explorada, não influenciaria na segurança física dos carros, uma vez que a plataforma de tecnologia é separada de controles de aceleração, freio e direção. Além disso, de acordo com a montadora, o uso malicioso da brecha é complexo e exigiria alto conhecimento dos atacantes, que também precisariam estar próximos a um veículo com a ignição ligada e a configuração Wi-Fi ativada.

Diante de tudo isso, a Ford categorizou a exploração da brecha de segurança como "improvável". Ela foi descoberta por pesquisadores em segurança em contato com uma fornecedora da Ford, que também convidou os especialistas a reportarem novas falhas desse tipo à empresa, para que possam ser avaliadas e corrigidas.

Presente em carros disponíveis inclusive no Brasil desde 2016, a plataforma Sync 3 permite a conexão entre as centrais multimídias dos veículos e o smartphone dos usuários. Assim, é possível usar aplicativos compatíveis, escutar música e usar comandos de voz, uma alternativa de controle que a Ford afirma trazer mais segurança, uma vez que seria possível manipular o sistema sem tirar os olhos e a atenção do volante, evitando até mesmo o pressionamento de botões.

Fonte: Ford

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade