Fórmula da Coreia do Norte para assistir à Premier League: partidas de 60 minutos, sem sul-coreanos e sem conhecer o campeão
No país, futebol representa um dos poucos momentos de entretenimento sem mensagem ideológica explícita
Se os sonhos de Kim Yong Un finalmente se tornarem realidade e a Coreia do Norte se tornar uma espécie de Benidorm asiática, os primeiros turistas estrangeiros no local podem ter algumas surpresas. Por exemplo, se eles pararem para tomar uma bebida esperando assistir a uma partida internacional de futebol, será difícil. Por lá eles só assistem à Premier League e, ainda assim, à sua maneira bem particular.
Devoção à Premier League
O The Guardian contou isso numa reportagem de fevereiro deste ano. Mesmo um país tão cauteloso com influências externas como a Coreia do Norte parece incapaz de resistir à atração do futebol. Especificamente da Premier League da Inglaterra, o esporte mais assistido (e um dos poucos) nas televisões do país.
O resultado, como veremos, é um acesso parcial e pouco legal às partidas, numa exibição marcada por fortes restrições, censura e um atraso significativo nas transmissões, conforme detalhado em uma análise do site 38 North.
Atrasos e modificações
Para começar, as transmissões da Premier League na televisão norte-coreana não são ao vivo e geralmente são transmitidas com atraso considerável. Por exemplo, a primeira transmissão da temporada 2024-25 começou em 13 de janeiro, com uma partida entre Ipswich e Liverpool que havia sido disputada... 150 dias antes.
Há mais peculiaridades
A filmagem de cada partida é editada e reduzida dos 90 minutos originais para uma hora, eliminando pausas e momentos politicamente inconvenientes, seja publicidade ou ...
Matérias relacionadas
A ciência descobriu o truque para aumentar a produtividade: gerar incerteza melhora a concentração