Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Fortnite volta a iPhones na UE e globalmente no Android

16 ago 2024 - 10h38
(atualizado às 11h51)
Compartilhar
Exibir comentários

O jogo de tiro multijogador

Fortnite Reload chega para entregar muita ação aos jogadores do famoso Battle Royale
Fortnite Reload chega para entregar muita ação aos jogadores do famoso Battle Royale
Foto: Reprodução / Epic Games

está disponível novamente em iPhones na União Europeia e em todo o mundo em dispositivos Android após um intervalo de quatro anos causado e após ações legais tomadas pela União Europeia, anunciou a desenvolvedora Epic Games nesta sexta-feira.

O Fortnite, criado pela Epic, um estúdio sediado nos EUA, e que conta com investimento da chinesa Tencent, foi lançado em 2017 e seu formato de "battle royale" tornou-se um sucesso instantâneo, atraindo milhões de jogadores dedicados.

Mas em agosto de 2020, Apple e Google removeram o Fortnite de suas lojas de aplicativos por violar regras de pagamentos, o que levou a vários processos judiciais que questionaram as regras de cobrança de comissões de até 30% das lojas de apps.

Na época da proibição, a Epic tinha 116 milhões de usuários apenas na plataforma da Apple.

A lei Digital Markets Act (DMA) da UE passou a permitir que a Epic lance sua loja de jogos no bloco, embora a Apple ainda bloqueie o acesso de usuários fora da Europa ao Fortnite e à loja de jogos da rival, disse a empresa.

"Estamos muito gratos à Comissão Europeia não apenas por aprovar a DMA e permitir a concorrência entre as lojas, mas também por ter entrado em ação e pressionado Apple e Google para garantir que eles não possam simplesmente obstruir a concorrência", disse o presidente-executivo da Epic, Tim Sweeney.

"Eles estavam se esforçando muito para nos desacelerar e tentaram nos impedir várias vezes, mas a Comissão Europeia sempre se mobilizou e garantiu que os concorrentes pudessem entrar no mercado", disse ele.

A loja está sendo lançada com Fortnite, Rocket League Sideswipe e o novíssimo Fall Guys para celular. A Epic também está trabalhando com outros desenvolvedores para lançamento de jogos e aplicativos em sua loja.

A Epic, que tem 75 milhões de usuários ativos mensais em sua loja para PC, espera adicionar 100 milhões de novos usuários de dispositivos móveis até o final do ano.

"Provavelmente perdemos mais de 1 bilhão de dólares de receita ao perder o acesso à base de clientes iOS em todo o mundo por quatro anos, mas qual é o custo da liberdade?", disse Sweeney.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade