Script = https://s1.trrsf.com/update-1730403943/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Fósseis de dinossauros encontrados em SP podem ter 75 milhões de anos

Pesquisadores encontraram novos restos de dinossauros em bairro rural da cidade

23 jun 2023 - 11h08
(atualizado às 11h12)
Compartilhar
Exibir comentários
Acervo do Museu de Paleontologia de Monte Alto
Acervo do Museu de Paleontologia de Monte Alto
Foto: Divulgação/Prefeitura de Monte Alto

Novos fósseis de dinossauros encontrados na quinta-feira (22) em Monte Alto, no interior de São Paulo, podem ter até 75 milhões de anos de idade, segundo a paleontóloga Sandra Tavares, diretora do Museu de Paleontologia de Monte Alto.

Em entrevista ao G1, a especialista afirmou que rochas onde os fósseis estão têm a mesma idade dos primeiros ossos encontrados na cidade na década de 1980.

"Se a rocha tem 75 milhões de anos, tudo que está dentro dela também. Então ele viveu por aqui há, mais ou menos, 75 milhões de anos, em um período chamado Cretáceo, da era geológica Mesozóica", disse.

Os cientistas agora vão tentar determinar de qual espécie os restos pertencem. Por enquanto, não existem mais detalhes além da confirmação de que os fósseis são algumas partes de costelas e vértebras.

"A probabilidade é que sejam mesmo fósseis de um dinossauro saurópode, que é herbívoro, e que a gente encontra bastante aqui em Monte Alto também", afirmou.

Funcionário de folga encontrou o fóssil

Os restos de dinossauro foram encontrados por Cledinei Aparecido Francisco, auxiliar de paleontologia, durante sua folga. Ele passeava com a família pela área rural e parou para olhar algumas rochas, como tinha costume.

"Eu tenho mania de levar meu ponteiro e minha marreta sempre no meu carro, como um bom caçador de dinossauro. Para a minha felicidade, foi o ponteiro. Na hora que bateu, furou a terra e apareceu", disse o auxiliar ao G1.

"Na paleontologia, onde tem rocha aparecendo, a gente já para pra olhar pra ver se não tem algum fóssil aparecendo. E foi o que ele fez, parou pra olhar e viu um pedacinho", conta a diretora do Museu de Paleontologia de Monte Alto.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade