Fóssil de "dinossauro-lâmina" é encontrado em ilha do Reino Unido

O recém-descrito Vectipelta barretti é o primeiro anquilossauro descoberto na Ilha de Wight em 142 anos

16 jun 2023 - 11h44
Nova espécie de dinossauro recebeu o nome em homenagem ao cientista Paul Barrett
Foto: Reprodução/Museu de História Natural

Uma nova espécie de dinossaouro que carregava uma armadura encouraçada cheia de estruturas semelhantes a lâminas foi descoberta na Ilha de Wight, na Inglaterra, segundo um estudo publicado na Systematic Palaeottology na quinta-feira (15).

A espécie recebeu o nome de Vectipelta barretti, em homenagem ao renomado paleontólogo Paul Barrett, sendo o primeiro anquilossauro descoberto no local em 142 anos. Os anquilossauros eram dinossauros herbívoros de grande porte, com pernas curtas, corpos largos e placas de armadura óssea para defesa.

A Ilha de Wight tem sido uma fonte rica de fósseis de dinossauros, mas os restos de dinossauros "blindados" como o encontrado têm se tornado incomuns, segundo os pesquisadores.

O dinossauro viveu durante o período Cretáceo Inferior, aproximadamente 125 milhões de anos atrás, quando a Ilha de Wight era parte de uma planície cortada por rios. Seu fóssil foi escavado no início dos anos 90 e posteriormente estudado no Museu Dinosaur Isle.

Os restos estão ajudando os pesquisadores a construir uma imagem mais detalhada de como os dinossauros eram diversos há 140 milhões de anos
Foto: Reprodução/Museu de História Natural

O Vectipelta barretti possui algumas diferenças importantes com relação a espécies de anquilossauros conhecidas, como o Polacanthus, principalmente em seu pescoço, e vértebras traseiras.

"Também tem pontas recurvadas e semelhantes a lâminas que não vemos no material Polacanthus que temos", diz Susie Maidment , pesquisadora de dinossauros do Museu de História Natural.

“Quando colocamos o Vectipelta em uma grande análise evolutiva para descobrir a relação de todos esses diferentes dinossauros, descobrimos que Polacanthus e Vectipelta não são realmente muito próximos. Eles estão realmente muito distantes em termos de evolução do anquilossauro, então é realmente muito claro que esta é uma espécie diferente".

Os cientistas sugerem que o Vectipelta é mais parecido com anquilossauros encontrados na China do que outros anquilossauros do Reino Unido, indicando possíveis movimentações de animais entre a Europa e a Ásia em um passado remoto.

A nova espécie foi nomeada por uma variedade de diferenças, incluindo em suas vértebras