Foto do papa com casacão foi feita com IA e enganou muita gente
Deep fake do líder da Igreja Católica ostentando uma jaquetaça da Balenciaga foi publicado como se fosse real por perfis pop e veículos tradicionais. Especialistas discutem regulamentação da tecnologia e papel de comunicadores
Você deve ter sido impactado por esta foto do papa Francisco ostentando uma jaquetaça estilosíssima.
E, se ainda estiver na dúvida, sim, ela é falsa e foi criada por inteligência artificial.
OKAAYYY pic.twitter.com/MliHsksX7L
— leon (@skyferrori) March 25, 2023
Fica claro se você reparar na mão direita — IAs que geram imagens ainda têm dificuldades com a extremidade dos nossos membros superiores.
Por acaso (ou não, seria o zeitgeist?), o falso look papal lembra muito o do DJ Pedro Sampaio no Lollapalooza.
A foto virou meme imediatamente.
— mel (@meltedvideos) March 25, 2023
Mas perfis voltados à cultura pop, incluindo a Choquei, publicaram a imagem como se fosse real.
a Choquei também havia feito o post pic.twitter.com/bAXLnABuUZ
— Todo dia uma fake da Choquei (@FakeNewsChoquei) March 25, 2023
A origem da foto foi descoberta rapidamente: é uma criação do usuário do Reddit u/trippy_art_special, feita com o Midjourney.
The Pope Dripby u/trippy_art_special in midjourney
Se você quiser gerar imagens semelhantes na ferramenta de inteligência artificial, pode usar o texto "papa Francisco vestindo jaqueta Balenciaga em videoclipe de drill rap, fazendo sinais de gangue com as mãos, tirada com uma câmera Canon EOS R", seguido de várias especificações técnicas.
continuação do prompt: f/2.2 aperture, shutter speed 1/200s, ISO 100 and natural light, Full Body, Hyper Realistic Photography, Cinematic, Cinema, Hyperdetail, UHD, Color Correction, hdr, color grading, hyper realistic CG animation --ar 4:5 --upbeta --q 2 --v 5 pic.twitter.com/8XJcJUJqGw
— Rafael sem W (@labiel) March 26, 2023
Mas não foi só a Choquei que caiu no deep fake — veículos tradicionais, como a edição brasileira da "Vogue", também publicaram a imagem como se fosse real.
"Os jornalistas vão ter que aprender que o 'ver para crer' não é mais suficiente na realidade híbrida", escreveu Diogo Cortiz, professor da PUC-SP especializado em ciência cognitiva, inteligência artificial, design especulativo e ficção.
Essa imagem foi gerada por IA, mas já ganhou a mídia tradicional como se fosse verdadeira.
Os jornalistas vão ter que aprender que o ver para crer não é mais suficiente na realidade híbrida. https://t.co/f2iZyh273f
— Diogo Cortiz (@DiogoCortiz) March 26, 2023
Para Guilherme Ravache, colunista do UOL, ferramentas de IA como o ChatGPT e o Midjourney deveriam ter sido regulamentadas ou supervisionadas por outras instituições antes do lançamento para o público geral (clique no tweet ou aqui para ler o texto na íntegra).
Um laboratório não pode lançar um novo remédio sem anos de testes supervisionados. Um novo modelo de avião não transporta passageiros sem anos de desenvolvimento e rígido processo de certificação. Mas por alguma razão incompreensível, lançamos uma tecnologia tão disruptiva como o… pic.twitter.com/DcvAQoEQ3U
— Guilherme Ravache (@gravache) March 26, 2023