Fotógrafo revela que usou inteligência artificial em imagem premiada
Alemão Boris Eldagsen queria saber se os concursos estão preparados para identificar imagens geradas por IA
Um fotógrafo participante do Sony World Photography Awards 2023, que reconhece as melhores fotos individuais de 2022, rejeitou o prêmio ao revelar que sua imagem vencedora no concurso foi, na verdade, gerada por inteligência artificial.
O concurso, organizado pela Organização Mundial de Fotografia, anunciou em março os vencedores da competição aberta. Mais de 415 mil imagens de mais de 200 países e territórios participaram.
Dentre as milhares de imagens, a denominada “PSEUDOMNESIA: The Electricia” do artista alemão Boris Eldagsen, venceu na categoria “Criativo”.
Um comunicado de imprensa da Sony descreveu a imagem como “um retrato em preto e branco assombroso de duas mulheres de diferentes gerações, reminiscente da linguagem visual dos retratos de família dos anos 1940”.
O mundo não está preparado para identificar imagens de IA
Em seu site, Eldagsen que é fotógrafo há 30 anos, disse que se inscreveu no concurso como um atrevido, apenas para saber se as competições estão preparadas para imagens de IA — e não, não estão.
“Nós, o mundo da fotografia, precisamos de uma discussão aberta. Uma discussão sobre o que queremos considerar fotografia e o que não. O guarda-chuva da fotografia é grande o suficiente para convidar imagens de IA a entrar – ou isso seria um erro? Com minha recusa ao prêmio, espero acelerar esse debate”, afirmou.
Ao site Vice, um porta-voz da Organização Mundial de Fotografia disse que, embora os juízes soubessem que a IA foi usada na criação da imagem, eles tiveram a impressão de que foi uma “cocriação” com inteligência e que Eldagsen “deliberadamente” os enganou.
Não é a primeira foto vencedora com inteligência artificial
Esta, no entanto, não foi a primeira vez que uma imagem gerada por IA ganha um prêmio artístico. Em 2022, o maior prêmio no concurso de belas artes da Colorado State Fair foi para uma imagem gerada com IA.
O tema é debate em diversas discussões e especialistas temem que os humanos possam perder a percepção do real quando se trata de fotos geradas por inteligência artificial.