Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Fotógrafo revela que usou inteligência artificial em imagem premiada

Alemão Boris Eldagsen queria saber se os concursos estão preparados para identificar imagens geradas por IA

18 abr 2023 - 11h33
Compartilhar
Exibir comentários
Imagem vencedora de prêmio de fotografia foi gerada por IA
Imagem vencedora de prêmio de fotografia foi gerada por IA
Foto: Reprodução

Um fotógrafo participante do Sony World Photography Awards 2023, que reconhece as melhores fotos individuais de 2022, rejeitou o prêmio ao revelar que sua imagem vencedora no concurso foi, na verdade, gerada por inteligência artificial

O concurso, organizado pela Organização Mundial de Fotografia, anunciou em março os vencedores da competição aberta. Mais de 415 mil imagens de mais de 200 países e territórios participaram.

Dentre as milhares de imagens, a denominada “PSEUDOMNESIA: The Electricia” do artista alemão Boris Eldagsen, venceu na categoria “Criativo”. 

Um comunicado de imprensa da Sony descreveu a imagem como “um retrato em preto e branco assombroso de duas mulheres de diferentes gerações, reminiscente da linguagem visual dos retratos de família dos anos 1940”.

O mundo não está preparado para identificar imagens de IA

Em seu site, Eldagsen que é fotógrafo há 30 anos, disse que se inscreveu no concurso como um atrevido, apenas para saber se as competições estão preparadas para imagens de IA — e não, não estão. 

“Nós, o mundo da fotografia, precisamos de uma discussão aberta. Uma discussão sobre o que queremos considerar fotografia e o que não. O guarda-chuva da fotografia é grande o suficiente para convidar imagens de IA a entrar – ou isso seria um erro? Com minha recusa ao prêmio, espero acelerar esse debate”, afirmou.

Ao site Vice, um porta-voz da Organização Mundial de Fotografia disse que, embora os juízes soubessem que a IA foi usada na criação da imagem, eles tiveram a impressão de que foi uma “cocriação” com inteligência e que Eldagsen “deliberadamente” os enganou.

Não é a primeira foto vencedora com inteligência artificial

Esta, no entanto, não foi a primeira vez que uma imagem gerada por IA ganha um prêmio artístico. Em 2022, o maior prêmio no concurso de belas artes da Colorado State Fair foi para uma imagem gerada com IA

O tema é debate em diversas discussões e especialistas temem que os humanos possam perder a percepção do real quando se trata de fotos geradas por inteligência artificial. 

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade