Fotógrafos registram fenômeno raro na Escócia: auroras boreais coloridas
Colisão entre partículas carregadas do Sol transformam aurora boreal em espetáculo colorido
A aurora boreal foi vista em um fenômeno raro causado por colisões entre partículas eletricamente carregadas do Sol: de forma colorida. O registro foi feito por fotógrafos caçadores de auroras boreais e, o fenômeno tem sido observado esta semana da ilha inglesa da Cornualha até a Escócia.
A exibição de luz natural é causada por partículas carregadas expelidas em alta velocidade pelo Sol, que interagem com o campo magnético da Terra. O aparecimento dela na forma colorida depende em parte de quais moléculas as partículas carregadas interagem.
As cores vermelha e verde tendem a ser marcas registradas do oxigênio, rosa e vermelho são sinais de nitrogênio, com azul e roxo sendo resultados de hidrogênio e hélio.
Muitas pessoas têm compartilhado suas fotos do evento no X (antigo Twitter), afirmando que foram pegos de surpresa que a aurora estaria acontecendo nesta região.
Em média, a aurora pode ser vista no extremo norte da Escócia em poucos meses, elas estão geralmente concentradas em torno dos polos magnéticos da Terra.
Geralmente, são vistas em lugares próximos ao Círculo Polar Ártico, como a Escandinávia e o Alasca, então qualquer avistamento fora dessa região é um deleite para os observadores do céu.