Fotógrafos registram momento "angustiante" em que filhotes de pinguins saltam de 15 metros na Antártida
Felizmente, todos os filhotes saíram ilesos do salto livre; registro foi feito por equipe da National Geographic
O momento de tensão — e também de fofura — em que centenas de filhotes de pinguins saltam de um penhasco de 15 metros de altura foi registrado por uma equipe de fotógrafos da National Geographic na plataforma de gelo Ekstrom, na Antártida.
Felizmente, todos os filhotes saíram ilesos do salto livre. O momento foi considerado inusitado — e também arriscado — já que os filhotes costumam iniciar seus saltos para as águas geladas a cerca de 30 a 60 centímetros de altura, uma distância bem mais segura.
Este momento incrível foi registrado pela equipe de filmagem da National Geographic que estava visitando a Baía de Atka, na Antártida, quando avistaram aproximadamente 700 filhotes de pinguim-imperador reunidos na beira de um penhasco.
Para surpresa deles, os filhotes começaram a saltar do cume. “Este momento espetacular e de parar o coração já foi testemunhado por cientistas antes, mas esta é a primeira vez que o comportamento raro foi filmado para a televisão”, explicou a National Geographic.
A equipe usou uma câmera drone recém-lançada, equipada com lente telefoto, que lhes permitiu capturar o comportamento do ar – o que é mais importante, sem atrapalhar os pinguins.
“Filmar os pinguins-imperadores apresentou um conjunto único de desafios, já que a passagem só ocorre quando o gelo marinho atinge a época mais instável do ano”, acrescentou a National Geographic em comunicado.
As imagens foram capturadas para um novo programa, Segredos dos Pinguins, que estreará na Disney+ em abril de 2025.
Vale ressaltar que a Antártica abriga diversas colônias de pinguins-imperadores. Em janeiro, quando os filhotes completam cerca de cinco meses, eles passam por um processo de emplumação, onde os filhotes perdem as penas e saem da colônia pela primeira vez, viajando até o oceano para dar o primeiro mergulho.
O mergulho inicial dos filhotes ocorre sem a supervisão de nenhum pinguim adulto.
“É quando eles estão essencialmente aprendendo a nadar. Quando entram na água pela primeira vez, ficam muito desajeitados e inseguros. Eles não são os nadadores rápidos e graciosos que seus pais são”, disse Sara Labrousse, pesquisadora do Instituto Oceanográfico Woods Hole, em entrevista ao Daily Mail.