Fotos de Elon Musk e Mark Zuckerberg criadas por IA alertam para fake news; veja
As fotos mostram os executivos em momentos íntimos como casal, para pressioná-los a tomar decisões sobre fake news nas plataformas
Imagens geradas por IA de Elon Musk e Mark Zuckerberg começam a circular na internet, criando uma repercussão gigantesca com o objetivo de pressionar as redes sociais a tomar medidas contra as fake news.
Usuários do mundo inteiro começaram a divulgar imagens feitas por inteligência artificial (IA) de Elon Musk, dono do X (ex-Twitter), e Mark Zuckerberg, dono da Meta, em momentos íntimos.
As imagens criaram uma repercussão online gigantesca. O intuito é pressionar os executivos que comandam essas redes sociais a tomar ações contra fake news, que também pode ser feita por IA, que em geral, circulam sem qualquer sinalização nas plataformas.
Os conteúdos começaram a circular na internet em janeiro de 2024, mas chegaram a um ápice de divulgação nesta última semana.
Uma das imagens foi postada no perfil “Poo Crave”, que espalha notícias absurdas propositalmente (e é uma paródia do Pop Crave, perfil de notícias da música e cultura pop), e alcançou 98,3 mil curtidas e 2,6 milhões de visualizações.
Internautas de várias partes do mundo começam a disseminar fotos geradas por IA do Elon Musk em momento íntimo com Mark Zuckerberg para pressionar que as plataformas tomarem algum tipo de atitude com relação as fake news que tem tomado conta de toda a internet.
Milhares de… pic.twitter.com/Ps7wdE7KVp
— Nazaré Amarga (@NazareAmarga) May 16, 2024
Mark Zuckerberg and Elon Musk share intimate new photo: pic.twitter.com/DcnCinGBpD
— Poo Crave (@Poo_Crave) May 15, 2024
Elon Musk foi mencionado várias vezes em postagens desse tipo, mas até agora não se pronunciou sobre o assunto. Até o momento de publicação dessa reportagem, nenhuma das empresas comentou sobre o assunto.
No Brasil
Enquanto isso, o assunto sobre a regulamentação das redes sociais ocorre na Câmara dos Deputados. O projeto de lei busca criar normas para combater a disseminação de fake news, assim como a proteção dos usuários.
O PL 2630/2020, que estabelece a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência da Internet, regulamenta as plataformas digitais. O projeto já foi aprovado no Senado e atualmente está em tramitação na Câmara dos Deputados.
Em embate com o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, Musk já se posicionou contra o projeto, alegando que seria um ataque contra a liberdade de expressão. A situação quase levou ao bloqueio do X, ex-Twitter, no Brasil.
Apesar de toda a preocupação com a propagação de fake news e o impacto das imagens geradas por inteligência artificial, ainda não se sabe quando o projeto de regulamentação das redes sociais será votado.
Procuramos a Meta e o X, mas até o momento desta publicação, não conseguimos retorno.