Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Fotos feitas por IA simulam enchentes em outros estados para gerar empatia pelo RS

Ideia é mobilizar a população e gerar comoção para as tragédias no RS

7 mai 2024 - 12h39
(atualizado às 12h45)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Internautas e influenciadores digitais usam inteligência artificial para criar imagens que retratam as enchentes no Rio Grande do Sul e tentar conscientizar a população, e os Correios da região estão realizando doações às vítimas.
Imagem criada por Inteligência Artificial (DALL-E) do Rio de Janeiro alagado.
Imagem criada por Inteligência Artificial (DALL-E) do Rio de Janeiro alagado.
Foto:

Internautas geram imagens de cidades alagadas e destruição por inteligência artificial para promover empatia e conscientização a respeito das recentes enchentes que assolam o Rio Grande do Sul.

A imagem mais famosa até agora é a da capital de São Paulo, que mostra a região da Ponte Octávio Frias de Oliveira, que cruza o rio Pinheiros, alagada. A intenção da CEO da Hub Oxygen, Andrea Janer, ao pedir ao DALL-E criar a imagem era trazer uma reflexão sobre os problemas climáticos atuais.

"Precisamos assimilar um fato (não é opinião): os fenômenos climáticos vieram para ficar. A natureza está em desequilíbrio e é por isso que temos testemunhado tantos eventos meteorológicos extremos. Eles não vão parar por aí; serão cada vez mais frequentes, dispersos e fatais", ela escreveu em post no Instagram.

A imagem foi replicada por outros influenciadores digitais, sem o texto que a acompanha.

Além disso, outros adeptos da IA estão gerando artes que mostram famílias perdendo suas terras agrícolas na lama e na enchente, também com o objetivo de levar mais empatia paras as redes sociais.

Enquanto alguns se comovem com as imagens geradas por inteligência artificial, outros internautas as críticam nos próprios comentários das fotos.

Apoie as vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul

Todas as agências dos Correios de São Paulo e Paraná estão se mobilizaram para realizar doações para as vítimas da tragédia do Rio Grande do Sul. Agora, a partir desta terça-feira (7), as unidades dos Correios nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Bahia, Pernambuco e no Distrito Federal também passam.Os Correios vão coletar e transportar as doações gratuitamente.

De acordo com o informe dos Correios, os itens aceitos até o momento são alimentos da cesta básica, produtos de higiene pessoal, material de higiene seco e itens de vestuário.

Além disso, os Correios irão disponibilizar doações de vestuário e utensílios domésticos para aqueles afetados pelas chuvas. Os itens consistem em objetos de refugo, ou seja, passaram por todas as tentativas de entrega, não foram procurados nem pelos destinatários nem pelos remetentes, e já excederam o prazo de 90 dias para reclamação conforme previsto no Código de Defesa do Consumidor.

Outras frentes voluntárias, como o ParaQuemDoar e SOS Rio Grande do Sul também são frentes de ajuda na situação atual do RS.

ParaQuemDoar é uma campanha conduzida pelo Grupo Globo e pelo Grupo Benfeitoria, que direciona integralmente os recursos arrecadados para ONGs parceiras. O SOS Rio Grande do Sul é uma ação do governo estadual, que reutilizou uma conta anteriormente criada para angariar fundos após o ciclone de 2023, sendo o principal meio oficial para doações destinadas a Porto Alegre.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade