Fragmentos de novo asteroide que atingiu a Terra podem ser raros; entenda
Composição pode estar presente em apenas 1% de todos os meteoritos conhecidos
Fragmentos recuperados do asteroide 2024 BX1, que queimou no céu da Alemanha no dia 21 de janeiro, podem ser de um tipo raro de rocha espacial, presente em apenas 1% de todos os meteoritos conhecidos.
Um grupo de caçadores de meteoritos conseguiu encontrar os pedaços na segunda-feira (26). Ainda pendente de classificação oficial, os fragmentos podem ser aubritos, composição rara no espaço.
Ao portal Space, Denis Vida, pesquisador em física de meteoros da Western University, sugeriu que, se os restos de rocha tiverem mesmo a rara característica, isso indicaria que o asteroide 2024 BX1 era menor do que estimado inicialmente, podendo ser um dos menores asteroides já descobertos.
As buscas pelos fragmentos do 2024 BX1 se inciaram no dia seguinte, em 22 de janeiro, com uma equipe liderada pelo cientista meteorológico Peter Jenniskens. Os dois primeiros pedaços encontrados pesavam 5,3 gramas e 3,1 gramas, respectivamente, com mais amostras sendo localizadas nos dias seguintes.
O asteroide foi descoberto pelo astrônomo Krisztián Sárneczky no Observatório Konkoly, na Hungria. Pouco após a detecção dele, a Nasa publicou informações sobre onde e quando o objeto iria se queimar na atmosfera.
O asteroide se desintegrou ao impacto, gerando uma bola de fogo visível em toda a Europa.
Veja momento da explosão
Another *incredible* shot of the small asteroid burning up above Germany just moments ago—wow. pic.twitter.com/OGl0GuWGe6
— Dr Robin George Andrews 🌋☄️ (@SquigglyVolcano) January 21, 2024