Futurecom: Brasil e México lideram adoção do 5G na América Latina
Em toda a região, foram registradas 47 milhões conexões de 5G até ao primeiro trimestre de 2024
O Futurecom 2024 apresentou um panorama otimista sobre o futuro da tecnologia no Brasil, com destaque para o avanço do 5G e a importância crescente da inteligência artificial.
O Futurecom 2024, um dos maiores eventos de tecnologia e conectividade da América Latina, apresentou em seu segundo dia um panorama otimista sobre o futuro da tecnologia no Brasil.
Estudos iniciados revelaram o avanço do 5G e a importância crescente da inteligência artificial (IA) para transferir a transformação digital no país.
De acordo com um levantamento da consultoria Omdia, em parceria com o Futurecom, o Brasil e o México lideraram a adoção do 5G na América Latina, com 79% das conexões da região equipadas nesses dois países.
Apesar disso, o estudo também apontou desafios, como a falta de regulamentação em alguns países, que têm limitação à expansão da tecnologia e à criação de novas aplicações baseadas em IA.
Inteligência artificial
A IA foi outro tema central do evento. Especialistas destacam o potencial da tecnologia para transformar diversos setores, como a saúde, a indústria e a agricultura.
Os painéis de discussão abordaram a importância de dominar os dados para desenvolver soluções de IA eficazes e a necessidade de uma regulamentação equilibrada que estimule a inovação e proteja os direitos dos cidadãos.
Segundo Euclides Chuma, membro sênior do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) e pesquisador da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), “as tecnologias têm facilitado o desenvolvimento e a manutenção de infraestruturas urbana, industrial e ambiental, melhorando a qualidade de vida de populações".
"Engenheiros têm usado Internet das Coisas (IoT), IA, sensores e sistemas 5G para integrar e monitorar serviços essenciais”, disse.
Cuma também afirma que, em situações emergenciais, veículos automatizados serão cada vez mais utilizados.
Cidades inteligentes também foram um dos destaques do Futurecom 2024. Representantes de municípios brasileiros receberam iniciativas que utilizam a IA para melhorar a gestão pública e os serviços oferecidos à população.
A integração de dados e a capacitação dos servidores foram apontadas como os principais desafios para a implementação de soluções de IA nas cidades.