Futuro táxi voador da Gol tem motor elétrico e fica no ar por 30 minutos
Veículo elétrico será destinado a viagens curtas, com voos mais silenciosos que helicópteros e sem emissão de carbono
No último fim de semana, o VX4 fez seu primeiro teste de voo. O veículo elétrico de decolagem e pouso vertical (eVTOL, na sigla em inglês) subiu apenas um metro e meio dentro de um hangar e permaneceu no ar durante alguns minutos, amarrado ao chão. Nas fases finais de teste, porém, o veículo deverá atingir entre 1,5 mil e 3 mil metros de altura.
A aeronave, desenvolvida pela startup britânica Vertical Aerospace, deve ser utilizada como um táxi voador e já foi encomendada por algumas companhias aéreas, inclusive a Gol, que quer 250 veículos.
A empresa brasileira pretende colocar o VX4 em operação a partir de 2025. Veja o que já sabemos sobre a aeronave. Ela terá capacidade para transportar até cinco pessoas (o piloto mais quatro passageiros).
Também será usada para viagens mais curtas, podendo realizar voos de até 30 minutos e cobrir distâncias de até 160 quilômetros. A velocidade máxima será de cerca de 320 km/h.
Elétrica, a aeronave não terá emissão de carbono. Ela deve ter um voo quase silencioso, fazendo cerca de 100 vezes menos barulho que um helicóptero, segundo a Vertical Aerospace.
Desenvolvido com a Rolls Royce, o motor elétrico é divulgado pela startup como o mais leve e seguro já feito. A aeronave também usa tecnologias de controle de voo baseadas nas do F-35, uma aeronave supersônica VTOL.
Há 1.400 unidades pré-encomendadas, incluindo as 250 solicitadas pela Gol. Além da companhia brasileira, também já há acordos com a britânica Virgin Atlantic e a American Airlines.