Galaxy S23 Ultra estaria falsificando fotos da Lua? Entenda
Usuário do Reddit acusa a empresa de usar inteligência artificial para "criar" fotos da Lua
A Samsung está sendo criticada por conta câmera do novo celular Galaxy S23 Ultra e sua capacidade de ampliar detalhes até da Lua. O recurso, do aparelho de última geração, chama-se Space Zoom e permite ao celular zoom digital de até 100x. Isso leva a algumas fotos interessantes que estão circulando pela internet.
O problema é que um usuário do Reddit fez uma publicação dizendo que essas imagens são potencialmente “cópias” de uma imagem de alta resolução da Lua.
O perfil "ibreakphotos" pegou uma foto em alta resolução da Lua e desfocou a imagem. Em seguida, colocou-a em seu monitor e deu zoom com o Galaxy S23 Ultra.
O resultado não mostrou nenhum detalhe na primeira foto, mas a imagem tirada com o telefone mostrava uma “fotografia” nítida e clara do satélite natural.
O aparelho adicionou detalhes que simplesmente não estavam presentes antes. Não houve aumento de escala de pixels borrados e nenhuma recuperação de dados aparentemente perdidos. Havia apenas uma Lua nova.
As fotos da lua "space zoom" da Samsung são falsas, e aqui está a prova
por u/ibreakphotos no Android
Com isso, ele alega que a inteligência artificial foi treinada para reconhecer o objeto e colocar as crateras no lugar exato, produzindo uma imagem falsa.
O que diz a Samsung
Essa não foi a primeira vez que a Samsung foi acusada de falsificar fotos. Em 2021, a Input Mag publicou um longo artigo sobre as “fotos falsas detalhadas da lua” tiradas pelo Galaxy S21 Ultra.
Na época, a Samsung disse que “nenhuma sobreposição de imagem ou efeitos de textura são aplicados ao tirar uma foto”, mas que a empresa usa inteligência artificial (IA) para detectar a presença da Lua e “então oferece uma função de aprimoramento de detalhes, reduzindo desfoques e ruídos”.
Pouco tempo depois, a big tech forneceu mais informações em um blog seu, escrito em coreano, sobre o que leva a uma fotografia de uma Lua borrada para uma Lua nítida. Mas isso é abordado em termos ambíguos.
Os telefones Samsung são fabricados com o chamado “Otimizador de cena” orientado por IA há anos. Ele identifica o que está no quadro da sua foto e ajusta a maneira como processa a imagem final, ajudando – como a Samsung descreve – “as cenas escuras a parecerem mais brilhantes, a comida parecer mais saborosa e as paisagens parecerem mais vivas”.
Na publicação do blog, a Samsung afirma que usa uma “função de mecanismo de melhoria de detalhes” que visa “remover o ruído e maximizar os detalhes da Lua para completar uma imagem clara e brilhante da Lua”.
É importante destacar que é possível desativar a função. Para isso, basta abrir o aplicativo Câmera no seu S23 Ultra, tocar no ícone de engrenagem (configurações) na parte superior e desativar “Otimizador de cena” em “Recursos inteligentes”.
Até o momento a empresa não se pronunciou oficialmente sobre o assunto. A redação do Byte entrou em contato com a Samsung Brasil para entender como as fotos tiradas com o Space Zoom podem ajudar a melhorar os detalhes da Lua e pediu para comentar as alegações do usuário do Reddit.
Em nota, a companhia disse que o comprometimento da Samsung está em "oferecer as melhores experiências de fotografia em qualquer condição" e que" o modo otimizador de cena não aplica nenhuma sobreposição de imagem à foto".
Explicou ainda, que quando um usuário faz uma foto da Lua, a tecnologia de otimização de cena reconhece a Lua como o objeto principal e tira várias fotos para a composição de vários quadros.
Com isso, a inteligência artificial "aprimora os detalhes da qualidade e das cores da imagem".