Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Galaxy Watch vai monitorar o ritmo cardíaco dos usuários nos EUA

Samsung deve implementar recurso capaz de detectar oscilações no ritmo do coração em usuários do Galaxy Watch, alertando para o risco de fibrilação atrial

8 mai 2023 - 19h57
(atualizado em 9/5/2023 às 11h24)
Compartilhar
Exibir comentários

Nesta semana, a Samsung recebeu autorização da Food and Drug Administration (FDA) — agência reguladora dos Estados Unidos com função similar a da Anvisa no Brasil — para adicionar um novo recurso da área da saúde no Galaxy Watch. Quando o novo sistema One UI 5 Watch estiver disponível, os usuários serão notificados em casos de alterações no ritmo cardíaco, incluindo a arritmia associada ao risco de fibrilação atrial (FA).

Inicialmente, o recurso que detecta irregularidades no batimento do coração deve chegar no Galaxy Watch 6, com lançamento previsto ainda para este ano. Em seguida, o recurso de notificação para o ritmo cardíaco irregular (IHRN) deve ser liberado para as edições anteriores do relógio inteligente da empresa sul-coreana. Não se sabe como e nem quando a ferramenta será implementada em outros países.

Entenda o risco da arritmia do coração

De forma geral, quadros de batimentos cardíacos irregulares são considerados um sinal de alerta para doenças do coração. No caso específico da fibrilação atrial, o tipo mais comum de alteração está associado ao risco aumentado para o Acidente Vascular Cerebral (AVC), também conhecido como derrame cerebral. Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), a fibrilação atrial é responsável por um a cada sete casos de AVC.

Apesar da gravidade da complicação, alguns indivíduos podem conviver de forma crônica com a arritmia (batimentos mais rápidos que o normal) ou outros tipos de desregulação (muito lentos) sem saber. Nesses casos assintomáticos ou pouco perceptíveis, o paciente dificilmente busca ajuda médica, inicia o tratamento e reduz o risco de complicações.

Como funciona o novo recurso do Galaxy Watch para a saúde do coração?

Foto: Alexstand/Envato / Canaltech

Diferente da maioria dos recursos, a ferramenta que monitora os batimentos cardíacos funcionará de forma contínua após ser ativada no Samsung Health Monitor. Aqui, a ideia é identificar se, no dia a dia, incluindo momentos em que não há prática de exercícios físicos, a frequência cardíaca está irregular ou sofre oscilações, através da medição no pulso.

Caso o risco seja identificado, o usuário será orientado a fazer um eletrocardiograma (ECG) no próprio relógio inteligente, tocando suavemente um dos botões do dispositivo. Se o ritmo cardíaco irregular for confirmado, a pessoa é orientada pelo próprio sistema a conversar com um médico sobre a alteração e, possivelmente, realizar exames mais detalhados sobre a condição.

Fonte: Samsung News e CDC  

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade