Garoto de 13 anos "zera" Tetris: "Não sinto meus dedos"
O recorde ocorreu em uma livestream no dia 21 de dezembro de 2023, quando o garoto, conhecido como "blue scuti" na internet, chegou ao nível 157 do jogo após uma jogatina de 38 minutos
Willis Gibson, de 13 anos, tornou-se a primeira pessoa da história a oficialmente completar a versão clássica do jogo de videogame Tetris. O recorde ocorreu em uma livestream no dia 21 de dezembro de 2023, quando o garoto, conhecido como "blue scuti" na internet, chegou ao nível 157 do jogo após uma jogatina de 38 minutos.
Teoricamente o game não tem um final, pois as fases nunca acabam. O que Gibson fez foi atingir o que é chamado de "kill screen", que ocorre quando o código do jogo para de funcionar e o software trava. "Eu vou desmaiar. Não sinto meus dedos", comemorou o garoto após o feito.
"Parabéns para o 'blue scuti' por atingir este feito extraordinário, que desafia qualquer limite deste jogo lendário", declarou a CEO da Tetris Company, Maya Rogers. Apesar de não parecer uma vitória satisfatória, a trajetória para "completar" o jogo de mais de 40 anos de história instigou gamers do mundo inteiro por décadas.
13 year old Willis Gibson aka Blue Scuti became the first recorded person to beat Tetris causing the game to freeze after reaching level 157 pic.twitter.com/uRt3KOasTh
— Jake Lucky (@JakeSucky) January 4, 2024
A estrada para a vitória
No começo, os jogadores de Tetris contentavam-se com as pequenas dezenas do jogo. A cada fase completa, as peças começavam a cair mais rápido. Ao chegar no nível 29, a velocidade dos objetos ficava maior do que o tempo de resposta do controle. Por muitos anos, este era considerado o "final" do jogo.
Em 2011, gamers desenvolveram uma técnica chamada "hypertapping", que consiste em pressionar os botões em um ritmo específico para aumentar a velocidade dos inputs. Com a descoberta e aperfeiçoamento da técnica, o recorde chegou ao nível 35. Porém, não era o bastante.
Foi só em 2020, quando um jogador incorporou uma técnica muito utilizada nos games de arcade, chamada "rolling", que um novo patamar foi atingido. Com este método, no qual um dedo fica embaixo do controle, para pressioná-lo contra outro dedo localizado em cima, chegou-se ao nível 95.
Com estes desenvolvimentos, jogadores começaram a estudar os limites do jogo. Com a ajuda de inteligência artificial, gamers começaram a mapear as possibilidades que resultariam na quebra do código do jogo.
Tudo isso culminou na livestream de 21 de dezembro, quando o jovem Willis conseguiu as condições ideais para a tão esperada "killscreen".