Gato brasileiro de mais de 1 metro pode ser o maior do mundo; conheça
Com 1,30m de comprimento, Xartrux supera o antigo recordista e pode ser oficializado pelo Guinness como o gato mais longo do mundo
Um felino da raça Maine Coon chamado Xartrux, criado em Jaú, interior de São Paulo, pode se tornar oficialmente o maior gato do mundo. Com 1,30 m de comprimento e pesando mais de 10 quilos, o gigante pode superar o atual recordista do Guinness Book, um outro Maine Coon, italiano, que mede 11 cm a menos.
As informações foram divulgadas nesta quarta-feira (6) pelo G1. Os tutores Márcia Oliveira e Jean Martins aguardam o parecer oficial do livro de recordes, que deve chegar entre o final de abril e início de maio. O casal se dedica à criação de Maine Coons desde 2013.
Ao G1, afirmaram que adotam um rigoroso padrão de cuidados, com alimentação balanceada, banhos regulares e escovações frequentes.
"As despesas que a gente tem eu nem considero gastos, mas, sim, investimentos no bem-estar deles", conta Márcia.
Márcia e Jean enviaram a documentação de Xartrux aos jurados em janeiro. A medição oficial será feita na presença de testemunhas credenciadas, incluindo um jornalista, um fotógrafo e um juiz.
Conheça a raça
O bichano de seis anos é descrito como doce, preguiçoso e companheiro. Surpreendentemente, foi o menor dos filhotes de sua ninhada durante os primeiros meses de vida. O crescimento, mesmo que esperado para a raça, foi extraordinário e o bichano acabou ultrapassando seus irmãos.
Gatos Maine Coon podem atingir mais de 1 metro de comprimento com facilidade e pesar até 12 quilogramas ou mais, especialmente os machos.
São "gigantes gentis", combinando o porte com uma natureza afetuosa e sociável. Seu crescimento é lento e contínuo, podendo levar até cinco anos para atingirem o tamanho total.