"Gato-cobra amazônico" viraliza na web; veja origem da imagem
Foto do chamado "gato-cobra", que ganhou até o suposto nome científico Serpens catus, não passa de uma montagem
O registro raro de um gato amazônico com pele de cobra intriga a internet desde o início de março. Com rosto de felino, animal exibe uma pele em tons vibrantes de preto e amarelo. O único detalhe, entretanto, é que o bichano não existe: a foto do chamado "gato-cobra", que ganhou até o suposto nome científico Serpens catus, não passa de uma montagem.
A imagem foi compartilhada em diversas redes sociais. No Twitter, um perfil de notícias com mais de 1,5 milhão de seguidores postou o registro.
This incredibly rare photo of the Amazon snake cat known as “Serpens Catus” goes viral and mystifies internet 🔥🐱 pic.twitter.com/VMG2gceK8q
— Daily Loud (@DailyLoud) March 16, 2023
Ao que tudo indica, o perfil no Facebook do russo Alex Vasilev foi o primeiro a publicar a fake news, no dia 8 de março. No post, o usuário escreveu:
"Serpens catus (gato cobra) é a espécie mais rara de felino na Terra . Esses animais vivem em regiões de difícil acesso da floresta amazônica e, portanto, são relativamente pouco estudados. As primeiras imagens capturando o gato cobra apareceram apenas em 2020. Um mamífero pesa até 4 quilos e chega a 50 centímetros de comprimento. O animal é praticamente indomável, embora algumas tribos amazônicas usem gatos cobras para proteger suas casas de roedores."
Ele até citou um canal do Telegram chamado 'Unknown Planet' como suposta fonte. Sua publicação recebeu centenas de compartilhamentos e comentários. Estava criado o viral.
Poucos dias depois, o usuário russo afirmou em postagens que não sabe de onde a imagem veio e que a achou por acaso em seu telefone. O mais provável, segundo ele, é que tenha sido gerada por ferramentas de Photoshop e inteligência artificial. A legenda e a publicação não passaram de uma brincadeira.
Inteligência artificial cria 'The Office" em um mundo cyberpunk
Graças à inteligência artificial, fãs da série "The Office" puderam apreciar imagens do sucesso de audiência nos anos 2000 com um novo verniz cyberpunk.
O artista Milan Jaram posta vários outros conteúdos do tipo em seu perfil no Instagram. Ele também compartilha com assinantes alguns tutoriais e o "por trás das câmeras" de suas criações.
Entre os conteúdos de maior sucesso estão a recriação da mesma série de comédia em formato de anime e ilustrações de princesas da Disney em "modo aposentadas".
O resultado você pode conferir abaixo: