Gato quebra recorde de ronronado mais alto do mundo; veja vídeo
Gatinha Bella entrou para o Guinness Book com "rugido" de 54,6 decibéis, o equivalente a uma chaleira fervendo
Bella, uma gata de 14 anos de Cambridgeshire, no Reino Unido, conquistou lugar no Guinness World Records por seu ronronado de incríveis 54,6 decibéis, o equivalente ao som de uma chaleira fervendo, divulgou a associação na terça-feira (18).
Sua dona Nicole Spink explicou que a felina é parte da família há muitos anos e que o alto ronronar sempre despertou curiosidade entre seus tutores.
"Sempre soubemos que Bella tinha um ronronar muito alto — até mesmo precisamos aumentar o volume da TV para ouvir por cima — e isso é sempre após as refeições. Quando vimos que o recorde para o Ronronar Mais Alto do Mundo estava em jogo, sabíamos que tínhamos que inscrever Bella", diz.
Dave Wilson foi o juiz oficial do Guinness World Records que supervisionou a quebra do recorde de Bella.
A sala da casa da própria felina foi preparada por um engenheiro acústico para bloquear ruídos externos, e dispositivos de gravação foram configurados antes de Bella se acomodar em sua almofada favorita e começar a ronronar.
"Sempre é um dia emocionante quando há a possibilidade de um novo recorde mundial, então esperamos com ansiedade para ver se Bella seria capaz de realizá-lo", afirmou Wilson.
Para atingir o recorde, a gata precisou ronronar mais alto que 50 decibéis. Bella agora ostenta seu certificado do Guinness World Records, que Spink afirma que terá um lugar de destaque na casa. A dona brincou dizendo que terá que escolher quais fotos das crianças retirar para dar espaço ao certificado.
Por que os gatos ronronam?
Os gatos ronronam por meio da laringe, controlando a respiração, mas ciência ainda não tem um consenso sobre o motivo de gatos fazerem esse som. Alguns estudos afirmam que pode ser uma forma de comunicação em diversas situações.
Sons mais acentuados seriam demonstrativos de sentimentos positivos e afeto. Outros tipos de ronronar, por outro lado, poderiam sinalizar desconforto e dor. Mais variações do mesmo som poderiam ser uma maneira de chamar a atenção dos donos na hora de servir comida.