Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Gel de testosterona na pele dos homens pode aumentar libido, diz estudo

Os homens que tinham sido submetidos ao gel com testosterona esperavam menos para obter recompensas menores

14 dez 2022 - 18h31
Compartilhar
Exibir comentários
Analisando os resultados, os pesquisadores notaram que os homens que tinham sido submetidos ao gel placebo tendiam a esperar mais para obter recompensas mais longas
Analisando os resultados, os pesquisadores notaram que os homens que tinham sido submetidos ao gel placebo tendiam a esperar mais para obter recompensas mais longas
Foto: Pixabay

Que a testosterona é fundamental para a libido, todos já sabem. Porém, cientistas da China e da Suíça queriam entender melhor como o hormônio afeta não apenas o desejo carnal, mas também o impulso sexual

O estudo experimental, publicado na revista Psychoneuroendocrinology, estudou um recorte de 140 homens saudáveis, com idades entre 18 e 26 anos, e heterossexuais, que foram divididos em dois grupos. Um deles foi manchado com uma dose tópica de testosterona, aplicada sobre ombros e braços, e outro foi manchado por um gel placebo.

Após esse procedimento, os participantes foram convidados a completar uma série de 60 testes. Nos testes, aparecia a imagem de uma mulher nua, mas que, a princípio, parecia confusa e borrada. Então, cada um dos rapazes recebia duas opções: 

  1. Ou esperar um segundo para ver a foto também por um segundo
  2. Ou esperar três a 15 segundos para ver a foto por mais de três segundos (quanto maior a espera, maior o tempo da recompensa)
A testosterona não apenas aumenta o desejo sexual, mas também aumenta a impulsividade sexual, segundo cientistas do estudo
A testosterona não apenas aumenta o desejo sexual, mas também aumenta a impulsividade sexual, segundo cientistas do estudo
Foto: Pexels

Analisando os resultados, os pesquisadores notaram que os homens que tinham sido submetidos ao gel placebo tendiam a esperar mais para obter recompensas mais longas. Ao mesmo tempo, os que tiveram a testosterona “tópica” aplicada à pele decidiram, na maioria das vezes, que não podiam esperar tanto e escolheram a opção de um para um segundo. Todo o processo durou quatro horas.

Isso provaria, segundo os cientistas, que a testosterona não apenas aumenta o desejo sexual, mas também aumenta a impulsividade. Antes das avaliações, os pesquisadores também afirmaram que, de acordo com a Escala de Impulsividade de Barratt, não havia diferença entre os dois grupos.

“Tomados em conjunto, esses resultados sugerem que a administração de uma dose única de testosterona aumenta a impulsividade para recompensas sexuais”, concluíram os autores do estudo. 

Apesar dos resultados, os cientistas entendem que imagens de nudez seriam recompensas sexuais secundárias, e que eles não têm ainda como saber como homens cheios de testosterona aplicada poderiam reagir a oportunidades sexuais físicas.

Outra limitação é que o estudo não considerou os status de relacionamento dos participantes ou seus níveis basais de testosterona, o que pode influenciar no resultado. 

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade