Gel de testosterona na pele dos homens pode aumentar libido, diz estudo
Os homens que tinham sido submetidos ao gel com testosterona esperavam menos para obter recompensas menores
Que a testosterona é fundamental para a libido, todos já sabem. Porém, cientistas da China e da Suíça queriam entender melhor como o hormônio afeta não apenas o desejo carnal, mas também o impulso sexual.
O estudo experimental, publicado na revista Psychoneuroendocrinology, estudou um recorte de 140 homens saudáveis, com idades entre 18 e 26 anos, e heterossexuais, que foram divididos em dois grupos. Um deles foi manchado com uma dose tópica de testosterona, aplicada sobre ombros e braços, e outro foi manchado por um gel placebo.
Após esse procedimento, os participantes foram convidados a completar uma série de 60 testes. Nos testes, aparecia a imagem de uma mulher nua, mas que, a princípio, parecia confusa e borrada. Então, cada um dos rapazes recebia duas opções:
- Ou esperar um segundo para ver a foto também por um segundo
- Ou esperar três a 15 segundos para ver a foto por mais de três segundos (quanto maior a espera, maior o tempo da recompensa)
Analisando os resultados, os pesquisadores notaram que os homens que tinham sido submetidos ao gel placebo tendiam a esperar mais para obter recompensas mais longas. Ao mesmo tempo, os que tiveram a testosterona “tópica” aplicada à pele decidiram, na maioria das vezes, que não podiam esperar tanto e escolheram a opção de um para um segundo. Todo o processo durou quatro horas.
Isso provaria, segundo os cientistas, que a testosterona não apenas aumenta o desejo sexual, mas também aumenta a impulsividade. Antes das avaliações, os pesquisadores também afirmaram que, de acordo com a Escala de Impulsividade de Barratt, não havia diferença entre os dois grupos.
“Tomados em conjunto, esses resultados sugerem que a administração de uma dose única de testosterona aumenta a impulsividade para recompensas sexuais”, concluíram os autores do estudo.
Apesar dos resultados, os cientistas entendem que imagens de nudez seriam recompensas sexuais secundárias, e que eles não têm ainda como saber como homens cheios de testosterona aplicada poderiam reagir a oportunidades sexuais físicas.
Outra limitação é que o estudo não considerou os status de relacionamento dos participantes ou seus níveis basais de testosterona, o que pode influenciar no resultado.