Gemini, Android 15 e mais: o que esperar do Google I/O 2024
Um dos eventos de tecnologia mais esperados acontece amanhã, 14 de maio, e várias novidades de produtos do Google são esperadas
O Google I/O 2024, evento focado em desenvolvedores, começa nesta terça-feira (14), com muitas expectativas sobre possível anúncios do Android 15 e da IA Gemini, além de atualizações para outros produtos.
Um dos eventos de tecnologia mais esperados do ano, o Google I/O 2024, começa nesta terça-feira (14), às 14h, horário de Brasília. Será possível assistir a transmissão do evento ao vivo, por meio do canal oficial do Google no YouTube.
O evento foca nos desenvolvedores, porém sempre apresenta atualizações de produtos e serviços durante a abertura. As expectativas giram em torno dos possíveis anúncios do Android 15 e do Gemini, inteligência artificial da companhia.
Como de costume, em anos anteriores a empresa utilizou o espaço para apresentar nova versão do Android. A versão beta do software já está disponível.
Em geral, a companhia também aproveita o momento para apresentar novidades sobre a linha de celulares Pixel.
Apesar disso, como o Pixel 8a já foi lançado, o Google deve deixar para apresentar o Pixel Fold posteriormente. Outros produtos, como Google TV, Android Auto e Wear OS também podem receber atualizações.
Previsões para o Android 15
O Android se mantém como uma peça central do keynote de abertura do Google I/O. A versão 15 do sistema operacional está prevista para ser oficialmente anunciada amanhã, uma vez que sua versão beta já apresenta algumas novidades, como:
- Privacy Sandbox: a expectativa é que o Android 15 tenha a versão mais recente deste projeto, que busca equilibrar a privacidade dos usuários com a personalização de anúncios;
- Gravação parcial de tela: Agora, o sistema poderá gravar apenas um aplicativo ou uma parte da tela, sem a necessidade de registrar e exibir todo o conteúdo;
- Arquivamento de apps para economizar espaço;
- Aprimoramentos na conectividade via satélite;
- Controles adicionais de câmera;
- Novo modo de eficiência energética.
Outros rumores sobre os lançamentos incluem widgets na tela de bloqueio para tablets, informações sobre a saúde da bateria, modo escuro em todos os aplicativos, entre outros.
Google Gemini
O Google prepara novidades envolvendo sua inteligência artificial (IA), o Gemini; Um dos rumores é a possibilidade de a empresa anunciar Gemini como substituto do Google Assistente.
Embora a IA já esteja disponível no Assistente, sua eficácia tem sido questionada, pois ela tem dificuldade em cumprir tarefas simples, como ligar ou desligar luzes e tocar música.
Havia especulações a respeito de uma assistente de IA chamada Pixie, baseada no Gemini e seria de uso exclusivo na linha Pixel. No entanto, não há confirmações.
Além disso, a IA deve ser integrada a produtos como Busca, Chrome, Maps e G Suite, bem como a recursos de acessibilidade e projetos de saúde.
Pixel 8a
Ao contrário de anos anteriores, o Google I/O não será marcado pelo lançamento de novos dispositivos da linha Pixel. Uma semana antes do evento, a empresa anunciou o Pixel 8a, uma versão mais acessível do smartphone carro-chefe da big tech.
O Pixel 8a tem várias similairdades com o Pixel 8, incluindo o chip Tensor G3. Mas a principal diferença está nas câmeras: os sensores utilizados no Pixel 8a são menores em comparação com seu irmão mais caro.
Enquanto isso, o aguardado Pixel Fold deve passar por uma reformulação. A nova geração do celular será apresentada em um evento dedicado ao aparelho, programado para o segundo semestre.
Wear OS e Google TV
A programação de palestras e atividades do Google I/O traz algumas pistas sobre os assuntos abordados em relação ao Wear OS e Google TV. Por exemplo, Wear OS ganha um painel a respeito do Watch Face Format, um formato dos mostradores dos smartwatches com o sistema.
Além disso, estão programados horários dedicados a atualizações na Google TV e no Android TV. Uma sessão técnica também está prevista para mostrar o suporte a múltiplas telas no Android Auto.