Gemini, IA do Google, agora transforma documentos em podcasts narrados por apresentadores sintéticos
Recurso está em novo pacote apresentado pela empresa nesta terça
Nesta terça-feira, 17, o Gemini, assistente de inteligência artificial (IA) do Google, lançou duas ferramentas que oferecerão uma experiência mais integrada ao usuário. A primeira, o Audio Overview, recurso que transformará arquivos e documentos em uma conversa de podcast com dois apresentadores criados por IA. A segunda, o Canvas, que permitirá que o usuário edite, compartilhe e até crie códigos com o conteúdo criado pelo chatbot.
A ferramenta batizada de Audio Overview, baseada na tecnologia Deep Research, será capaz de transcrever documentos e transformá-los em áudios, com dois apresentadores de IA guiando a conversa, como se fosse um podcast. A ideia é que o recurso seja utilizado para facilitar no resumo de reuniões ou estudos, por exemplo.
Apesar da novidade estar disponível no mundo todo para usuários Gemini e Gemini Advanced, por enquanto, a IA só funciona em inglês. Segundo o Google, a empresa pretende oferecer mais opções de idiomas em breve.
Já o lançamento do Canvas para o Gemini é bem parecido com o recurso já existente no ChatGPT, da OpenAI. É um espaço em que o usuário pode editar o conteúdo do texto gerado pela IA diretamente no chatbot. Além disso, será possível aceitar correções de ortografia e formalidade, por exemplo, e compartilhar o texto do Canvas diretamente para o Google Docs.
Usando o Canvas, o usuário também poderá criar códigos de programação com a IA. Por exemplo, é possível pedir para que o chatbot crie um determinado aplicativo ou arquivo com base nos comandos dados a ele. Diferentemente do Audio Overview, a novidade está disponível em todos os idiomas dos países em que o Gemini opera.
*Mariana Cury é estagiária sob supervisão do editor Bruno Romani
