Script = https://s1.trrsf.com/update-1737639310/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Gemini, IA do Google, passa a funcionar no Gmail e nas Planilhas para tornar ferramentas mais úteis

Usuários do Google Labs poderão usar a ferramenta ainda neste mês de maio

14 mai 2024 - 18h34
(atualizado às 18h56)
Compartilhar
Exibir comentários

A inteligência artificial (IA) do Google, Gemini, agora vai estar embutida nas ferramentas de produtividade da companhia, como o Gmail e Planilhas. A novidade foi divulgada nesta terça-feira, 14, durante o Google I/O, principal evento da empresa no ano, e deve chegar a todos os usuários da plataforma ainda em junho deste ano.

No evento, a vice-presidente e gerente geral do Google Workspace, Aparna Pappu, apresentou o menu de resumo, nova configuração da IA atrelada ao correio eletrônico. Ali, o Gemini mostra um cartão móvel que gera um resumo de todas as informações importantes que o destinatário precisa saber.

Outra funcionalidade permitida pela IA no Gmail é a função de perguntas e respostas, que facilita a busca por qualquer assunto da caixa de entrada. Antes, o usuário teria de efetuar uma série de buscar no Gmail e, em seguida, recordar e comparar informações entre diferentes mensagens no correio eletrônico. As perguntas e respostas unificam essas várias buscas em resultados mais úteis para os usuários.

Por meio da IA do Google disponível no painel lateral do Gmail, o usuário poderá fazer coisas como:

  • Resumir e-mails na sua caixa de entrada do Gmail;
  • Obter respostas sugeridas ainda mais detalhadas e diferenciadas com base no contexto do seu tópico de e-mail;
  • Resumir reuniões do Google Meet gravadas e disponíveis no Gmail ou no Drive;
  • Usar a funcionalidade específica de Perguntas e Respostas que oferecerá opções úteis, como "resumir este e-mail", "listar as próximas etapas" ou "sugerir uma resposta".

Google Planilhas

Na ferramenta Planilhas, o painel lateral da Gemini vai oferecer a opção de automatizar os recibos de despesas com perguntas e respostas de dados. A capacidade de organizar anexos no Drive vai gerar uma planilha e analisar dados.

O objetivo da IA do Google nessa ferramenta é automatizar os dados para que o fluxo de trabalho seja executado em todos os e-mails futuros, mantendo a pasta da unidade e a folha de despesas atualizadas.

O foco total do evento na IA Gemini permeou todos os anúncios da tarde - o que acabou escanteando o lançamento do Android 15, próxima geração do sistema operacional para celulares da companhia (os únicos anúncios para o sistema envolviam a IA da empresa).

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade