Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Gente como a gente: cacatuas também gostam de molhar a comida, diz estudo

Pesquisadores registraram quais aves mergulhavam os alimentos, quais itens eram mergulhados, o tempo de imersão e a preferência dos bichos

14 dez 2023 - 10h39
Compartilhar
Exibir comentários
Cacatuas molharam alimentos secos na água em estudo sobre alimentação dos pássaros
Cacatuas molharam alimentos secos na água em estudo sobre alimentação dos pássaros
Foto: Lip Kee Yap, CC BY-SA 2.0 via Wikimedia Commons

Um estudo publicado revista Biology Letters na quarta-feira (13) descobriu que, assim como os humanos, as cacatuas também gostam de molhar comida seca em líquidos.

O estudo envolveu a observação das aves em cativeiro, onde alimentos secos da dieta dos bichos, como pão, bolachas, pedaços de frutas secas, sementes e pellets foram oferecidos junto a potes de água.

Ao longo de 12 dias, os pesquisadores registraram quais aves mergulhavam os alimentos, quais itens eram mergulhados, o tempo de imersão e se eram consumidos após o mergulho.

Sete das 18 cacatuas envolvidas no estudo mergulharam sua comida pelo menos uma vez, com a bolacha sendo o item mais popular — e quando molhada, ela era mais consumida. Outros itens, como lascas de banana e coco secos, também eram ocasionalmente umedecidos.

“O comportamento parecia ser direcionado principalmente ao biscoito, um tipo de alimento seco e duro que absorve facilmente água e adota uma textura encharcada”, escreveu a equipe.

'Prima do avestruz', tímida e mortal: conheça a ave mais perigosa do mundo 'Prima do avestruz', tímida e mortal: conheça a ave mais perigosa do mundo

A equipe de pesquisa descartou a possibilidade de as aves estarem tentando afogar a comida, já que não estavam sendo utilizadas presas vivas. As aves tampouco estariam buscando hidratação, já que a água era servida livremente no cativeiro. 

Os cientistas também não acreditam que os pássaros estariam encarando o líquido como um molho, já que se tratava de água fresca e sem sabor. Restou a hipótese de preferência por uma textura mais mole e molhada nos alimentos. 

Esse comportamento de imersão nunca  foi observado na natureza, levando os pesquisadores a acreditar que se trata de uma novidade espontânea por parte de indivíduos em cativeiro.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade