Gerenciador gratuito de senhas é melhor do que os pagos
Você não pode cometer o erro de usar a mesma senha para tudo. Pois tem um gerenciador gratuito que é tão bom que compete com os pagos.
O LastPass cresceu demais, passou dos 20 milhões de usuários e decidiu dar uma forçada de barra para os usuários assinarem sua versão Premium: agora você só pode ter a versão gratuita em um único dispositivo. Não dá para usar no computador e no celular, por exemplo. As mudanças pegaram muito mal e houve uma debandada para outras soluções.
Nesse contexto, qual melhor manager de senhas gratuito para escolher? Testando as opções disponíveis, ficamos com o Bitwarden por oferecer o melhor custo-benefício.
Por ser open-source (código aberto), a versão gratuita é mais do que suficiente para a imensa maioria dos usuários. Mas quem quiser umas features extras pode pagar a versão Premium que custa 1/3 do valor do LastPass pago.
Testamos o Bitwarden com o app para Widnows e Android, além do plugin para Google Chrome, Firefox, Microsoft Edge e Vivaldi. Em todos funcionou perfeitamente. Só deu umas pequenas engasgadinhas no Edge, mas o desenvolvedores já prometeream arrumar.
Como muitas pessoas já estão migrando do LastPass pro Bitwarden, aqui vai uma dica para exportar todas suas senhas em 30 segundos, sem perder nada.
- - Abra o LastPass e na coluna da esquerda você verá o item “Opções Avançadas”. Entre as várias opções, escolha “Exportar”. Isso vai gerar um arquivo CSV que você salva no seu HD.
- - Entre em sua conta no Bitwarden e você verá no alto a aba “Tools”. Nela, a opção “Import Data” é feita em dois passos: escolha o serviço de origem para importar suas senhas (no caso, LastPass) e suba o arquivo CSV que você exportou do LastPass.
Pronto, suas senhas estão no novo serviço sem qualquer esforço.