"Ghosting" tem queda de 32% entre jovens adultos, diz estudo do Tinder
Inspirado pelo Halloween, plataforma fez estudo sobre prática de ghosting, quando o parceiro desaparece sem dar explicações
O que mais te assusta no Halloween? Se for os fantasmas ou os ghostings (expressão em inglês que indica que um crush desapareceu sem dar explicações), saiba que um estudo conduzido pelo Tinder indica que jovens adultos de 18 a 25 anos apresentam 32% menos chances de cometer ghosting em relação às gerações passadas.
Conforme a Geração Z valoriza a simplicidade e a comunicação franca, o ghosting tem caído em desuso, espelhando novas formas de interação. As informações do estudo indicam ainda que 77% dos usuários do Tinder responderam aos seus pretendentes em até 30 minutos, sendo 40% desses respondendo em menos de cinco minutos.
Carol Tilkian, especialista em amor e relacionamentos do Tinder comenta: "Sumir sem explicações parecia uma fuga prática e até comum, hoje vemos uma geração que valoriza a autenticidade e a transparência. Essa é uma geração que cresceu numa cultura digital que expõe tudo - do poder de escolha às vulnerabilidades - assim, ainda que de maneira às vezes performáticas, esses jovens se autorizam mais a colocar sua opinião e suas emoções nas relações", afirma, em comunicado.
"Essa cultura digital gera também uma espécie de pressão social para que os términos sejam mais claros e responsáveis. Sumir sem dar explicações pode gerar o efeito contrário - ao não falar você se torna a pessoa falada por ter sido covarde", incluiu.
Carol ainda explica que essa taxa de resposta pode apontar para traços de ansiedade e imediatismo, mas também revela o declínio dos ‘joguinhos de desinteresse’ como parte do processo de sedução.
Em tempos de atenção dispersa, essa geração já entendeu que é preciso aproveitar as oportunidades de presença compartilhada (ainda que virtual) para fortalecer a conexão.
Além disso, 73% dos millennials de 33 a 38 anos concordam que “joguinhos” era habitual quando tinham entre 18 e 25 anos, demonstrando uma alteração notável nas posturas em relação à comunicação.
A Geração Z está se distanciando de comportamentos desinteressados e procura manter conversas mais fluidas e instantâneas.
O Tinder também tem se esforçado para promover essa nova forma de comunicação por meio de suas funcionalidades. Por exemplo, o recurso “Sua Vez” indica o momento certo para responder, contribuindo para prevenir suspensões repentinas nas conversas e fomentando um clima de reciprocidade.