GM recorre a fornecedor para montagem de lote inicial de vans elétricas para Fedex
A General Motors anunciou nesta segunda-feira que contatou um fornecedor alemão de componentes para produzir um lote inicial de sua van comercial elétrica de modo a atender mais rapidamente pedido feito pela cliente Fedex.
A decisão de usar a alemã Kuka para fabricar a van EV600 não é trivial na indústria. Mas mostra o empenho da GM para lançar o veículo no final deste ano, disse Travis Katz, presidente-executivo da BrightDrop, unidade de veículos comerciais da GM.
"Estamos trabalhando com a Kuka para uma produção de um lote pequeno para atender a demanda do mercado e continuarmos no caminho para entregarmos nossa primeira encomenda da EV600 no final deste ano", disse Katz. A GM anunciou a BrightDrop em janeiro.
Representantes da Kuka não comentaram o assunto.
A GM afirmou em junho que encerraria a produção da SUV Equinox em abril para começar a produção da van elétrica em novembro de 2022 antes de aumentar o número de turnos de trabalho para dois em 2023 e três em 2024.
A produção da Kuka vai somar cerca de 500 unidades feitas a mão, afirmaram três fontes.
"Não é normal. Eles querem mostrar que conseguem fazer isso rapidamente", disse Sam Fiorani, vice-presidente da empresa de pesquisa de mercado AutoForecast Solutions. "Eles não têm a fábrica pronta (no Canadá) porque ainda estão montanto Equinoxes."
A GM informou anteriormente que iria investir 800 milhões de dólares na fábrica no Canadá para a produção da van elétrica.
O segmento de vans elétricas comerciais é atraente porque governos na China e Europa estão pressionando empresas para reduzirem emissões de gás carbônico. Enquanto isso, companhias como FedEx, Amazon e UPS têm planejado mudar grande parte de suas frotas de veículos para modelos elétricos.
A GM estimou que o mercado dos Estados Unidos para veículos de entrega cresça para mais de 850 bilhões de dólares até 2025.
A van elétrica da GM, EV600, vai usar uma versão do sistema de bateria proprietário da montadora, Ultium. O sistema será usado em muitos veículos elétricos a serem lançados pela companhia. A tecnologia é capaz de fornecer distâncias de 400 quilômetros com uma única carga completa.