Script = https://s1.trrsf.com/update-1723493285/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Gmail começa a exibir anúncios entre e-mails na caixa de entrada

Usuários do Gmail foram reclamar nas redes sociais de anúncios mostrados pelo serviço entre os e-mails, o que confunde muita gente e atrapalha o uso

5 mai 2023 - 19h27
(atualizado em 6/5/2023 às 10h54)
Compartilhar
Exibir comentários

O Gmail passou a mostrar mais anúncios no seu aplicativo para celular e na versão web. A constatação veio dos próprios usuários, que foram para as redes sociais reclamar do aumento nas propagandas.

Foto: (Imagem: Reprodução/Stephen Phillips/Unsplash) / Canaltech

O gerenciador de e-mails agora mostra os anúncios na seção "Atualizações" da caixa de entrada. Esse filtro automático é usado para mostrar o andamento de pedidos, promoções, cobranças e outros conteúdos recorrentes. É, portanto, uma área visitada com frequência pelas pessoas que compraram algo recentemente.

São dois anúncios exibidos na parte superior da guia, que era isenta de propagandas. Agora, todas as guias mostram alguma chamada para produtos ou serviços anunciados, incluindo a caixa "Principal". A única forma de diferenciar um e-mail de um anúncio é um quadrado vazado com a palavra inglesa Ad (anúncio, em português).

Anúncios no meio da lista de e-mails

Mas o que causou a maior revolta nas pessoas é a mistura de anúncios no meio da lista de e-mails nas guias do Gmail. Você está navegando para ver os recebidos mais recentes e pode clicar por engano em um link direcionando para fora do app.

Esse estilo mais agressivo de exibição não se estende à caixa de entrada principal, o que é uma boa notícia, mas é presente nas outras três abas. Isso significa que você pode se deparar com algo camuflado enquanto procura por "Promoções", vê as novidades dos amigos na guia "Social" ou navega por notificações de "Fóruns".

O experimento com mais anúncios parece ser limitado a um grupo de usuários, pois nem todos estão visualizando a novidade — aqui no Canaltech está tudo como antes ainda. Por outro lado, há bastante reclamação no Twitter nos últimos dois dias, o que sugere um experimento recente do Google.

Impossível se livrar os anúncios

Infelizmente, essa é uma daquelas mudanças sem solução eficaz pelo usuário. Não existe uma configuração do Gmail para alterar o posicionamento dos anúncios na caixa de entrada nem para omiti-los em áreas específicas.

Também não está claro se a medida é permanente para todos ou apenas um teste para ver o quanto as pessoas toleram um visual mais poluído. Fato é que o feedback foi bem negativo, então algo pode ser feito daqui para frente.

Não há manifestação oficial do Google sobre mudanças em anúncios no Gmail. Em respostas dadas aos usuários, a empresa apenas indica um link para informar sobre o funcionamento do serviço, sem mencionar nada acerca de novos posicionamentos ou aumento na incidência.

O Gmail exibe anúncios há pelo menos uma década, os quais já mudaram de localização, formato e incidência várias vezes. Embora incômodo para muita gente, a exibição faz parte do modelo de negócios do Google, que oferece serviços grátis em troca da visualização dos anúncios.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade