Golfo Pérsico dominou a longa era do petróleo; agora está se preparando para liderar era solar
No coração do deserto, países como Arábia Saudita e Emirados estão construindo o futuro energético global, enquanto energia solar e hidrogênio verde são apresentados como grandes apostas
Há uma mudança energética em todo o mundo se tornando cada vez mais evidente, e até mesmo países que nunca imaginaríamos estão pulando na piscina das energias renováveis: os países do Golfo Pérsico. Até aqui, sete empresas solares chinesas estavam gerando mais capacidade de energia do que as maiores empresas de petróleo do mundo. Então, agora, com seu dinheiro e sol abundante na região, eles planejam dar um novo passo como resposta..
Investimento selvagem
Muito recentemente, os países do Golfo decidiram investir em projetos renováveis. Por um lado, os Emirados Árabes Unidos anunciaram um projeto solar de 5,2 GW com sistema de bateria, apostando também no armazenamento.
Por outro, a Arábia Saudita está desenvolvendo seu plano de transição energética por meio do plano Vision 2030. Recentemente, a gigante do petróleo Saudi Aramco anunciou um acordo para começar a produzir lítio em 2027. Além disso, eles estão desenvolvendo um plano para extrair e enriquecer urânio para energia nuclear. A Arábia Saudita também está realizando diferentes projetos de energia solar, alguns em colaboração com a China e outros com a Espanha.
E não podemos esquecer o Kuwait, que já há dois anos começou a desenvolver 17 GW de energia renovável e 25 GW de capacidade para a produção de hidrogênio verde, que planeja exportar para mercados internacionais.
Dados
De acordo com relatório recente da Agência Internacional de Energia Renovável, o Oriente Médio tem menos de 1% da capacidade renovável do ...
Matérias relacionadas
A ciência descobriu o truque para aumentar a produtividade: gerar incerteza melhora a concentração