Golpe cria falsa campanha de Natal da Nubank para roubar dados; entenda
“Nubank Natal Feliz” tem o objetivo de enganar o público com um suposto reembolso de dinheiro ao qual usuários teriam direito
O nome do banco digital Nubank tornou-se isca para mais um golpe online. Trata-se de uma falsa campanha chamada “Nubank Natal Feliz”, que tem o objetivo de enganar o público com um suposto reembolso de dinheiro ao qual eles teriam direito.
A mensagem é compartilhada pelo WhatsApp e traz uma imagem do Nubank dizendo para o cliente acessar um link. Com ele, a pessoa poderia recuperar R$ 50 via Pix. Mas segundo o site Seu Crédito Digital, o link é falso e leva para uma página fraudulenta, que imita o visual roxo da fintech para dar continuidade ao golpe e tem até falsos comentários de internautas.
A página diz que o cliente receberá o Pix com o dinheiro após responder uma enquete com quatro perguntas. Mas, ao fazer isso, os golpistas obtêm dados bancários do celular, além de instalar diversos vírus no telefone da vítima.
O golpe usa engenharia social para convencer as pessoas — na prática, pede para as pessoas agirem rápido ou perderão acesso aos falsos cupons de Pix. Assim, consegue convencer os incautos que temem desperdiçar uma vantagem imperdível.
Caso receba esse tipo de mensagem pelo WhatsApp ou redes sociais, o Nubank recomenda:
* Não clicar em nenhum link da mensagem;
* Não fornecer informações pessoais ou da sua conta
* Não informar suas chaves Pix;
* Denunciar o contato diretamente ao atendimento do Nubank;
Mas se você soube disso tarde demais e clicou no link, também deve entrar em contato com o atendimento do Nubank pelo app e consultar o SOS Nu, FAQ com orientações sobre casos de golpe na plataforma.