Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Golpe em nome da Shein usa YouTube e apps para atingir mais vítimas

Fraude tem patrocínio no Google com links direcionados para o YouTube

30 jun 2023 - 15h16
(atualizado em 3/7/2023 às 13h52)
Compartilhar
Exibir comentários
Shein é vítima de golpes de falsos avaliadores de roupa
Shein é vítima de golpes de falsos avaliadores de roupa
Foto: Shein

A Shein continua sendo vítima de um golpe que usa o nome da empresa para prometer dinheiro fácil. O esquema de avaliar roupas está sendo divulgado no YouTube. A fraude acontece quando usuários fazem pagamentos antecipados para participar dos programas, mas depois não conseguem acessar os supostos serviços.

O Byte revelou este esquema anteriormente em que famosos divulgagam os aplicativos e sites em redes sociais como TikTok e Instagram. Agora a diferença é que estãos endo patrocinados no Google e direcionam para o YouTube. Um dos vídeos tem mais de 9.300 visualizações e está no ar desde abril de 2023.

Nos canais, onde o conteúdo é postado, há ainda anúncios que aparecem no topo dos resultados de pesquisa do Google, com links que levam para sites e para os vídeos golpistas. As informações foram reveladas pelo G1.

Ao realizar a busca "Money Looks", o Google mostra os conteúdos em que supostos avaliadores fazem resenhas positivas de sites que promovem o falso serviço. Fizemos o teste nesta sexta-feira (30) e o conteúdo continua no ar.

O vídeo tem uma capa anunciando golpe, mas na descrição, a usuária fala que conseguiu ganhar dinheiro, que achou o aplicaitivo fácil, que tem pontos positivos e negativos, mas o "money looks paga mesmo assim".

O endereço da web, cujo domínio é de propriedade de Samuel Lago Fogaça, segundo o Registro.br, que administra domínios de site com final .br, se trata de uma fraude.

A empresa chinesa já afirmou que não tem relação com o site, e disse era propagação informações falsas sobre a companhia.

Ao pesquisar "Money Looks", a busca leva para vídeos patrocinados no YouTube para falsos avaliadores de roupas
Ao pesquisar "Money Looks", a busca leva para vídeos patrocinados no YouTube para falsos avaliadores de roupas
Foto: Byte

Avaliadores de marca

Além do Money Looks, ao buscar "Avaliador de Marca", a busca do Google mostra outros aplicativos e sites relacionados ao golpe. Nesta captura de tela do Byte, diversos anúncios levam a sites que aplicam a fraude.

O conteúdo "Avaliadores de Marca" ainda consta no Google nesta sexta-feira (3)
O conteúdo "Avaliadores de Marca" ainda consta no Google nesta sexta-feira (3)
Foto: Byte

No primeiro link, o rodapé do site diz: "ESTE SITE NÃO É DO GOOGLE; Este site não faz pare do Google ou GOOGLE INC. Além disso, este site não é endossado pelo Google de nenhuma maneira. Retornos passados não são garantias de retornos futuros. Os resultados podem variar de pessoa para pessoa. Produto digital, entregue via E-mail. Copyright - Money Looks".

Nós entramos em contato com a assessoria do Google para entender como e por que esses anúncios estão sendo vínculados, mesmo que a Shein tenha dito que não tem relação com o Money Looks. Em nota, a empresa disse que há políticas robustas que delimitam a forma como pessoas e empresas podem anunciar produtos por meio do Google Ads, incluindo a proibição de anúncios que tentem confundir usuários.

"Quando identificamos uma violação às nossas políticas, agimos imediatamente suspendendo o anúncio e, até mesmo, bloqueando a conta do anunciante. Se algum consumidor suspeitar ou for vítima de golpe, oferecemos uma ferramenta para denunciar violações de nossas políticas", escreveram.

[ATUALIZAÇÃO, 3 DE JULHO, 12H07] Entramos em contato com a assessoria dos advogados da Schein, escritório Opice Blum advogados, que disse que a empresa não vai se pronunciar sobre o assunto.

O Byte procurou ainda o YouTube para comentar sobre os usuários e divulgação dos sites e aguarda posicionamento. 

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade