Goodyear lança pneu de arroz; tecnologia promete substituir petróleo
Empresa Goodyear lança novidade e pretende abandonar o petróleo totalmente na produção de pneus até 2040
Os pneus comuns são feitos de uma mistura de borracha natural, borracha sintética e “negro de fumo”, um pó fino e macio derivado da queima do petróleo ou do gás natural, enxofre e outros produtos químicos. Para reduzir o impacto ambiental causado ao planeta, um pneu inteligente chamado Eagle Go, da Goodyear, é fabricado com sílica de cinzas de casca de arroz e 90% da estrutura interna de materiais reciclados.
De acordo com a empresa, o material não abandona totalmente o uso de petróleo, mas usa menos compostos derivados dele e pode rodar até 500 mil quilômetros — hoje em dia, a duração média de um pneu é de 240 mil quilômetros. O novo conceito seria um primeiro passo no processo de abandono do composto, que deve se concretizar até 2040, segundo a Goodyear.
Além da sílica de cinzas e casca de arroz, a porção externa dos novos pneus — denominada banda de rodagem — tem outros elementos naturais como óleo de girassol, resina de pinheiro e borracha natural da árvore Hevea brasiliensis. Todos esses elementos naturais também são usados para a produção de tintas vegetais para impressoras.
De onde veio a ideia
Tudo começou quando a diretora de ciência externa e tecnologia da Goodyear, Surendra Chawla, descobriu que fábricas estavam queimando cascas de arroz para gerar energia, e as cinzas restantes eram descartadas como um produto de resíduo. Nessas cinzas há grande conteúdo de sílica, uma fonte barata para substituir os compostos de petróleo que vão nos pneus.
Para se ter uma ideia, anualmente são produzidas cerca de 20 milhões de toneladas métricas do material gerado da queima das cascas de arroz. Essas empresas até pagam para descartar o “resíduo”.
Ainda neste ano, o Departamento de Energia dos EUA aprovou um empréstimo de US$ 1 bilhão (R$ 5,3 bilhões) para a Monolith, uma das empresas parceiras da Goodyear para obter carbono produzido usando eletricidade renovável.
A proposta de novo pneu inclui uma tecnologia denominada SightLine, que monitora parâmetros de temperatura, pressão e desgaste. Segundo Laurent Colantonio, diretor regional de tecnologia da Goodyear na Europa, com a novidade "a arquitetura de pneus percorreu um longo caminho incorporando materiais sustentáveis e tecnologias inteligentes".