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Google ameaça deixar de criar links de notícias da Nova Zelândia se nova lei for aprovada

4 out 2024 - 13h34
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O Google disse nesta sexta-feira que deixará de criar links para artigos de notícias da Nova Zelândia e abandonará acordos que tem com organizações de notícias locais, se o governo do país avançar com uma lei para forçar os gigantes da tecnologia a pagar um preço justo pelo conteúdo que aparece em seus feeds.

Em julho, o governo da Nova Zelândia confirmou que daria andamento à legislação iniciada pelo governo anterior, liderado pelo Partido Trabalhista, que garante o compartilhamento justo de receitas entre as operadoras de plataformas digitais e entidades de imprensa. A legislação proposta ainda está sendo revisada e é provável que sofra alterações, inclusive para torná-la mais alinhada à legislação australiana.

Caroline Rainsford, diretora nacional do Google na Nova Zelândia, disse em um blog que, se o projeto, como está atualmente, se tornar lei, o Google seria forçado a fazer mudanças significativas em seus produtos e investimentos.

"Seríamos forçados a parar de criar links para conteúdo de notícias no Google Search, no Google News ou nas superfícies do Discover na Nova Zelândia, e a descontinuar nossos atuais acordos comerciais e suporte ao ecossistema com editores de notícias da Nova Zelândia", disse Rainsford.

O Google, que pertence à Alphabet, teme que o projeto de lei seja contrário à ideia da internet ser aberta, que seja prejudicial aos pequenos editores e que a exposição financeira ilimitada gere incerteza nos negócios.

O ministro de Mídia e Comunicações da Nova Zelândia, Paul Goldsmith, disse que está considerando uma ampla gama de opiniões do setor.

"Ainda estamos na fase de consulta e faremos anúncios no devido tempo", disse por meio de comunicado. "Meus funcionários e eu nos reunimos com o Google em várias ocasiões para discutir suas preocupações e continuaremos a fazer isso."

Embora o ACT, parceiro de coalizão do governo minoritário, não apoie a legislação, é provável que a proposta encontre apoio interpartidário suficiente para ser aprovada depois de finalizada.

A Austrália introduziu uma lei em 2021 que deu ao governo o poder de fazer com que as empresas de internet negociassem acordos de fornecimento de conteúdo com veículos de mídia. Uma análise divulgada pelo governo australiano em 2022 concluiu que a medida funcionou amplamente.

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