Google anuncia ferramenta para retirar informações pessoais do buscador
Evento ocorreu nesta terça-feira (11), em São Paulo, com destaque para ferramentas que utilizam inteligência artificial
O evento Google for Brasil 2024, realizado nesta terça-feira (11) em São Paulo, trouxe diversas novidades relacionadas a inteligência artificial (IA), além de novidades sobre privacidade e capacitação de tecnologia.
Royal Hansen, vice-presidente global de Privacidade e Segurança do Google, anunciou o "Privacidade nos resultados sobre você", que ferramenta que ajuda pessoas a encontrar e retirar informações pessoais, como endereços, e-mails e números de telefone das buscas da empresa.
Posteriormente, também será possível pedir para que dados oficiais de documentos de identificação, como CPF, sejam retirados da plataforma. Segundo Hansen, o Brasil será o primeiro país a ganhar esse avanço na proteção em relação as buscas.
"É claro que remover estas informações da Busca não as remove da internet, mas este é um passo importante para ajudar a proteger as pessoas online", disse o executivo, no evento.
Como solicitar a remoção das informações pessoais na Busca
O processo pode ser feito pelo aplicativo do Google, clicando na foto da conta e selecionando “Privacidade nos Resultados sobre você”. Também é possível de acessá-lo ao clicar nos três pontos ao lado dos resultados individuais na busca.
Com o pedido de retirar as informações feito, a empresa vai conferir se as informações aparecem nos resultados e se há novas informações sobre o usuário.
Esses dados vão aparecer na guia "Resultados para analisar" e nela, é possível fazer solicitações de remoção.
Pelo computador, dá para ir direto no goo.gle/resultsaboutyou.
NotebookLM
Uma novidade A primeira foi o NotebookLM, um novo assistente pessoal com IA generativa, que utiliza o Gemini Pro 1.5, com o objetivo de auxiliar os usuários com insights, além de criar conteúdo a partir dos seus documentos. A ferramenta já está disponível em português.
O anúncio foi feito pelo vice-presidente sênior de Pesquisa, Tecnologia e Sociedade do Google, James Manyika.
Algumas das funcionalidades da assistente são:
- Um clique para a fonte original, que permite encontrar uma fonte original de uma citação
- Recursos multimodais: possibilita fazer perguntas sobre imagens, gráficos e diagramas de Slides, PDFs ou Docs, com as capacidades multimodais nativas do Gemini 1.5 Pro;
- Visões gerais automáticas: cria resumos, perguntas frequentes e outras funcionalidades a partir das fontes de informação escolhidas pelo usuário
Recursos antirroubo no Android
Durante o evento, Maia Mau, diretora de Marketing do Google Brasil, anunciou que o Brasil será o primeiro país a testar três novos recursos de segurança para aparelhos Android, que são inéditos mundialmente.
O projeto entra no país como piloto, que detecta mudanças repetinas de direção do telefone, bloqueando automaticamente a tela em caso de tentativas de roubo. Também há o “Bloqueio rápido remoto”, e o “Bloqueio de dispositivo off-line”.
Manoel Carlos de Almeida Neto, secretário executivo da Justiça e Segurança Pública, ressaltou, durante a apresentação do recurso, a utilização do Celular Seguro, junto com as novidades do Android, que esse tema, sobre os furtos e roubos de aparelhos, é de grande preocupação do Ministério. O programa Celular Seguro, segundo o secretário, tem "o objetivo central desse programa é incorporar e integrar o sistema do Android, [torná-lo em] uma verdadeira muralha de segurança eletrônica contra o furto de aparelhos".
Ajude-me a Escrever
O Google está integrando mais recursos de inteligência artificial para os usuários do Workspace da companhia, em especial para o Gmail e o Google Docs.
A ferramenta "Ajude-me a Escrever" consegue gerar um e-mail baseado em um prompt, seja para pedir um feedback sobre um projeto como para enviar uma apresentação para um possível cliente, ou ajustar um rascunho, conforme o desejo do usuário.
O Ajude-me a Escrever já está disponível para os usuários do Workspace e do Google One AI Premium.