O Google Assistant agora é capaz de traduzir conversas em tempo real. Para ativar o recurso, basta dizer "OK, Google, me ajude a falar inglês" ou "Ok, Google, seja meu tradutor de alemão", indicando o idioma em questão - segundo o Google, estão disponíveis 44 idiomas diferentes. A função vai começar a ser disponibilizada a partir desta sexta-feira, 13, nos aplicativos do Google Assistant nos smartphones Android e também nos iPhones.
A ferramenta de tradução simultânea do Assistant traduz a conversa e em seguida a lê em voz alta. Também há a opção de usar somente o modo escrito - neste caso, o usuário mostra a tela do celular para a pessoa com que ele está conversando.
A função já estava disponível desde janeiro para o assistente de voz nas caixas de som conectadas Google Home.
1999 - A primeira patente do Google foi registrada em agosto de 1999, e tratava de um mecanismo de proteção de dados para arquivos de áudio, vídeo, texto ou imagens.
Foto: Reprodução/YouTube / Estadão
2001 - A primeira aquisição do Google foi da Deja News, um sistema de busca que encontrava mensagens específicas na plataforma de discussões Usenet. Esse mecanismo era inovador na época por permitir acesso público e fácil, com uma interface simples para os usuários, a debates em fóruns online.
Foto: Divulgação / Estadão
2004 - Um engenheiro turco, funcionário do Google, chamado Orkut Büyükkökten, projetou uma plataforma de relacionamento entre usuários com seu próprio nome e revolucionou a maneira de muitas pessoas interagirem na internet. A rede social -- o Orkut -- foi um sucesso no Brasil e na Índia, e permaneceu ativa por uma década. No entanto, pouco popular nos EUA e na Europa, ela acabou perdendo força e foi superada pelo Facebook.
Foto: Reprodução / Estadão
2010 - O lançamento do primeiro smartphone do Google foi um acontecimento de grandes proporções para o setor. O Nexus One foi, na verdade, produzido pela HTC, e inaugurou uma linha tradicional que sempre teve como característica a alternância de fabricantes e a demonstração de novidades do Android, o sistema operacional para dispositivos móveis da empresa.