Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Google Assistente deve ganhar reforço de IA estilo Bard, revela site

O Google Assistente vai ser atualizado com inteligência artificial generativa estilo Bard; primeiro foco do projeto é retrabalhar a versão mobile do app

1 ago 2023 - 11h37
(atualizado às 14h22)
Compartilhar
Exibir comentários

O Google Assistente vai ser enriquecido com inteligência artificial, teria anunciado o Google internamente. Um memorando vazado revelou que a Gigante das Pesquisas busca substituir o cérebro da assistente virtual por uma versão alimentada com modelo de linguagem estilo Bard e ChatGPT. As informações são do site Axios.

Os detalhes acerca da atualização ainda são escassos. Segundo o e-mail obtido pelo veículo, o desenvolvimento da nova cabeça do assistente virtual começou e o primeiro foco é a versão mobile da plataforma.

Foto: Bence Boros (Unsplash) / Canaltech

Segundo o comunicado, a empresa vê que a IA generativa tem um "profundo potencial" para entregar uma experiência de alta qualidade e "transformar a vida das pessoas". Uma parcela do time já trabalha na novidade.

O Google vai redistribuir equipes para lidar com esse novo projeto e algumas dezenas de funções serão desmanchadas no processo. Os funcionários afetados serão comunicados da mudança e terão 60 dias para fazer pesquisas internas por outras vagas onde a empresa tem necessidade.

O potencial de IAs generativas como assistentes virtuais

A comunicação com assistentes virtuais tradicionais nunca foi das melhores, nem mesmo no Google Assistente. A ferramenta aceita uma quantidade limitada de comandos para cada ação e é incapaz de interpretar contextos ligeiramente complexos, tais como comandos em sequência.

As inteligências artificiais generativas como Bard e ChatGPT não têm esse problema. Os modelos são capazes de interpretar falas mais robustas e gerar respostas igualmente complexas para sanar dúvidas ou solucionar problemas.

Experimentos como a Siri com ChatGPT mostram que a união das assistentes virtuais domésticas e as IAs generativas tem grande potencial. Então, não é necessariamente uma surpresa que o Google tenha visto essa mesma oportunidade.

Quando o Google Assistente vai ficar inteligente?

A notícia desta terça-feira (1º) é apenas um vazamento, então sequer existe a confirmação de que a novidade realmente vai sair do papel. Se for verdade, deve levar alguns meses (senão anos) para ser apresentada publicamente.

Fonte: Axios

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade