Script = https://s1.trrsf.com/update-1723493285/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Google Assistente vai fazer anotações exclusivamente no Google Keep

O assistente de voz do Google não terá mais integração com aplicativos de anotações de terceiros e passará a usar apenas o Keep

1 jun 2023 - 13h33
(atualizado às 17h15)
Compartilhar
Exibir comentários

O Google Assistente usará apenas o Keep para anotar as solicitações do usuário. O assistente de voz da empresa não fará mais os registros em apps de terceiros, como o Samsung Notes.

Agora, sempre que você pedir ao serviço para anotar por escrito alguma coisa, ele o fará no bloco de notas oficial do Google. Curiosamente, o anúncio não foi feito oficialmente pela companhia e sim pelos desenvolvedores do AnyList, um app independente de anotações, que estão chateados com a troca repentina.

O fim do suporte deve ocorrer no dia 20 de junho de 2023 e será definitivo. Quem ainda usa apps de outras empresas precisará escrever "à mão", do jeito antigo, porque o suporte à voz do Google não terá mais conexão. A outra alternativa é usar um assistente de voz alternativo, como a Bixby ou a Alexa.

Foto: André Magalhães. Montagem: Caio Carvalho/Canaltech / Canaltech

Apps de anotação de outras empresas serão afetados

Isso não deve ser um problema para usuários do Android puro, como os proprietários de celulares da linha Pixel, mas atrapalha quem usa as versões modificadas, como Samsung Galaxy, Xiaomi e Motorola. Será preciso ver como os usuários vão reagir a isso, assim, quem sabe, a Gigante das Buscas possa repensar a medida.

No ano passado, o Google interrompeu o suporte do Assistente a aplicativos de voz de terceiros. Parece que a companhia está disposta a direcionar suas soluções para o próprio ecossistema, na contramão do que normalmente é feito.

Pode ser apenas uma tentativa de fortalecer suas próprias soluções, ou algo um tanto maior. Com o uso das inteligências artificiais, talvez o Google planeje otimizar o Assistente com melhorias — o que, obviamente, funcionará inicialmente apenas nos próprios apps.

Recentemente, o Assistente passou a oferecer dicas diárias de sustentabilidade para o usuário. O ajudante de voz também ajuda quem está triste ou passando por um momento emocional delicado.

O jeito é aguardar para saber o que o futuro reserva para o Google Assistente, para o Google Keep e, principalmente, para o usuário.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade