Google Chrome se torna mais "inteligente" com novos recursos de IA
Ferramentas estão em fase experimental, mas a empresa diz que devem ser lançadas nos próximos dias nos EUA
O Google anunciou três novos recursos para Chrome usando IA, como organizador de guias, criador de temas e assistente de escrita. Estas ferramentas ainda estão em fase experimental e serão lançados em breve nos EUA.
O Google anunciou, nesta terça-feira (23), que em breve adicionará um trio de novos recursos com tecnologia de inteligência artificial (IA) ao Chrome para Mac e Windows.
As atualizações incluem uma maneira de organizar suas guias de maneira inteligente, personalizar seu tema e obter ajuda ao escrever coisas na web.
O primeiro recurso, o Organizador de guias, usa inteligência artificial para sugerir e criar grupos automaticamente com base nas guias que você já abriu. Isso pode ser útil para usuários que mantêm muitas guias abertas ao mesmo tempo, como quando estão fazendo compras online, pesquisando ou planejando viagens.
O segundo recurso, o Criador de temas de IA, permite que os usuários gerem temas personalizados para seu navegador Chrome. O utilitário usa um modelo de difusão de texto para imagem para gerar temas por assunto, humor, estilo visual e cor.
O terceiro, o Assistente de escrita, usa IA ara ajudar os usuários a escrever coisas na web, como postagens em fóruns, comentários online e muito mais. A ferramenta fornece sugestões para melhorar a clareza, a concisão e o tom da escrita.
Os recursos ainda estão em fase experimental, mas o Google diz que eles serão lançados nos próximos dias nos EUA no Mac e no Windows. Para acessar essas ferramentas, você fará login no Chrome, selecionará “Configurações” no menu de três pontos e navegará até a página “AI experimental”.
Os novos recursos se juntam a outras ferramentas de IA e de aprendizado de máquina (ML) já disponíveis no Chrome, como a capacidade de legendar áudio e vídeo, proteger usuários de sites maliciosos e resumir páginas da web.
O Google afirma que o Chrome será atualizado com mais recursos de IA e ML no próximo ano, inclusive por meio de integrações com seu novo modelo de IA, Gemini.