Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Google construirá novo cabo submarino de conexão na América do Sul

Google anunciou construção do cabo submarino Humboldt, que ligará a América Latina à Austrália pelo Oceano Pacífico

12 jan 2024 - 16h18
(atualizado às 21h39)
Compartilhar
Exibir comentários

O Google anunciou que construirá mais um cabo submarino na região da América do Sul. Trata-se do Humboldt, que ligará o Chile à Austrália, passando pelo Oceano Pacífico e pela Polinésia Francesa. 

Foto: Senge-CE / Canaltech
Novo cabo submarino ligará o Chile, Polinésia Francesa e Austrália (Imagem: Divulgação/Google) 
Novo cabo submarino ligará o Chile, Polinésia Francesa e Austrália (Imagem: Divulgação/Google)
Foto: Canaltech

A nova estrutura é a continuação dos investimentos que a empresa tem feito nos últimos 15 anos, com a adição de diversos cabos com até 10 mil quilômetros de distância pelo Pacífico. Contudo, este é o primeiro a chegar diretamente na América do Sul, já que os outros atendem à costa oeste dos Estados Unidos. 

O cabo Humboldt tem seu nome inspirado no explorador alemão Alexander von Humboldt, que também descobriu a corrente marítima de Humboldt que passa na região. O comprimento do novo cabo deve chegar a 14.800 quilômetros. 

Quando concluído, o cabo deve melhorar a qualidade de conexão nas regiões, por meio de transferências rápidas de dados por fibra óptica. Os cabos submarinos cobrem boa parte dos oceanos do planeta com este objetivo, e alguns passam pelo litoral brasileiro.

O projeto do cabo Humboldt foi feito em parceria com o governo do Chile, que já ambicionava ter esse tipo de estrutura desde 2016. Ele se juntará a outras estruturas da região, como o cabo terrestre que atravessa a Cordilheira dos Andes, e o cabo submarino Curie que passa também pelo Panamá. 

Humboldt será primeiro cabo que atravessa Oceano Pacífico e chega diretamente à América do Sul (Imagem: Captura de tela/Submarine Cable Map)
Humboldt será primeiro cabo que atravessa Oceano Pacífico e chega diretamente à América do Sul (Imagem: Captura de tela/Submarine Cable Map)
Foto: Canaltech

De acordo com o que afirmou o Google, os cabos submarinos são capazes de aumentar o crescimento econômico dos países, e criar novos empregos. Afinal, eles viabilizam uma rede com maior capacidade e menor latência, auxiliando empresas, governos e o setor privado como um todo. 

Estima-se que os investimentos na América Latina e Caribe gerem um aumento no produto interno bruto da região em uma magnitude próxima a US$ 178 bilhões (equivalentes a cerca de ~R$ 864 bilhões em conversão direta) entre 2017 e 2027. Além disso, 740 mil empregos novos devem ser criados até o mesmo ano de 2027. 

O Google não informou quando o Humboldt será colocado em uso, mas é provável que sua construção leve alguns anos, já que se trata de uma infraestrutura complexa.

Fonte: Google

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade