Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Google determina que apps devem facilitar a exclusão de contas de usuários

Empresa se concentra na privacidade e proteção de dados para dar a usuários mais transparência e controle sobre dados pessoais da conta

6 abr 2023 - 11h40
Compartilhar
Exibir comentários
Nova política do Google exigirá que aplicativos tenham opção de exclusão de conta facilmente detectável
Nova política do Google exigirá que aplicativos tenham opção de exclusão de conta facilmente detectável
Foto: Mika Baumeister via Unsplash

O Google está introduzindo uma nova regra na Play Store que exigirá que os aplicativos tenham uma “opção facilmente detectável” para excluir sua conta, tanto no próprio aplicativo quanto na web. 

Em uma postagem no blog da empresa, nesta quarta-feira (5), a empresa diz que a mudança visa dar aos usuários “maior clareza e controle sobre seus dados no aplicativo”.

“O Google Play lançou uma série de iniciativas para ajudar os desenvolvedores a conquistar a confiança do consumidor, apresentando as práticas de privacidade e segurança de seus aplicativos de maneira simples e fácil de entender”, disse o Google.

“Hoje, estamos desenvolvendo esse trabalho com uma nova política de exclusão de dados que visa capacitar os usuários com maior clareza e controle sobre seus dados no aplicativo”. 

A regra será aplicada a aplicativos que exigem a criação de uma conta para cadastro. A iniciativa visa garantir que os usuários não precisem baixar novamente um aplicativo, porque o excluíram do celular, antes de solicitar que sua conta também fosse excluída. 

A empresa planeja adicionar um campo à Google Play Store que vinculará os usuários ao endereço da Web para exclusão da conta.

Decisão visa maior transparência e controle de dados do usuário
Decisão visa maior transparência e controle de dados do usuário
Foto: Google

“Embora estejamos entusiasmados com o maior controle que isso dará às pessoas sobre seus dados, entendemos que levará tempo para os desenvolvedores se prepararem, especialmente aqueles sem uma funcionalidade de exclusão existente ou presença na Web, e é por isso que estamos compartilhando informações e recursos hoje”, informou o Google.

Como primeira etapa, a empresa pediu aos desenvolvedores que enviem respostas às novas perguntas sobre exclusão de dados no formulário de segurança de dados de seu aplicativo até 7 de dezembro. 

No início do próximo ano, os usuários do Google Play começarão a ver as alterações refletidas na listagem da loja de seu aplicativo, incluindo a atualização do selo de exclusão de dados na seção Segurança de dados e na nova área de exclusão de dados.

Os desenvolvedores que precisam de mais tempo podem solicitar uma extensão no Play Console até 31 de maio de 2024 para obedecer à nova política, informou o Google. 

O Google não é a primeira empresa a implementar esse tipo de exigência. A Apple anunciou uma política semelhante em outubro de 2021 e entrou em vigor em junho de 2022.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade