PUBLICIDADE

Google Docs permite "riscar" documentos com caneta ou dedo

Celulares e tablets com Android já conseguem escrever à mão, desenhar e fazer outras anotações em documentos do Google Docs

29 fev 2024 - 14h27
(atualizado às 18h03)
Compartilhar
Exibir comentários

O Google disponibilizou o recurso de anotação à mão no Google Docs depois do anúncio na MWC 2024. Com ele, o app para Android passa a oferecer a possibilidade de escrever ou desenhar com o dedo ou uma caneta pelo celular e tablet.

Foto: Montagem: Caio Carvalho/Canaltech / Canaltech

A atualização começou a ser liberada às contas pessoais e aos assinantes do Google Workspace nesta semana em uma cronograma de liberação gradual. A previsão é de que todos tenham acesso à novidade até o fim de março.

Rabiscos no Google Docs

O recurso aproxima o Google Docs do Word, que aceita anotações tanto pelo computador quanto por dispositivos móveis. Ao acioná-lo, o app libera uma janela flutuante com opções para usar uma caneta colorida, um marca texto ou uma borracha. Você também pode ocultar ou exibir as marcações pelo menu.

Ao escolher a caneta, torna-se possível tanto escrever à mão quanto desenhar setas, círculos e afins para destacar alguma informação. Já o marcador permite grifar detalhes importantes do texto durante uma leitura, por exemplo.

Google Docs ganha opção para desenhar e grifar documentos (Imagem: Divulgação/Google)
Google Docs ganha opção para desenhar e grifar documentos (Imagem: Divulgação/Google)
Foto: Canaltech

As intervenções também podem ser removidas com a borracha ou simplesmente ocultadas, caso queira ler o documento sem interferências visuais.

Essas opções, contudo, são limitadas apenas aos aplicativos para celulares e tablets com Android. Em iPhone, iPad e computador, o Docs permite apenas a visualização ou remoção das marcações, ainda que o dispositivo tenha tela sensível ao toque ou suporte a canetas eletrônicas.

Em distribuição

O Google já iniciou a entrega do marcador para documentos guardados no Drive. Para garantir o acesso, basta ter uma conta pessoal do Gmail ou assinar qualquer um dos planos do Google Workspace.

Por outro lado, nem todo mundo consegue utilizar o recurso nesse primeiro momento. Especialmente no Workspace, já que a distribuição está acontecendo com cronogramas diferentes.

Para os domínios configurados no ciclo rápido, a atualização começou a ser liberada na terça-feira (27) e vai levar até 15 dias para chegar a todos. No circuito agendado, o lançamento vai acontecer em 11 de março, também com distribuição gradual.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade