Google lança Android Pie, nova versão de seu sistema operacional
O novo Android conta com inteligência artificial e recursos que pretender melhorar o bem-estar dos usuários
O Google anunciou nesta segunda-feira, 6, que o nome da nova versão do seu sistema operacional é Android Pie (torta, na tradução do inglês). A empresa seguiu a tradição de colocar um nome de doce em ordem alfabética - os últimos apelidos foram Oreo, Nougat, Marshmallow, Lollipop, Kit Kat, Jelly Bean e Ice Cream Sandwich. O Android 9 Pie já está disponível a partir desta segunda para celulares Google Pixel.
As novidades do Android 9 Pie foram anunciadas em maio na conferência para desenvolvedores Google I/O, ainda sob o nome de "Android P". Entre os avanços, estão o uso da inteligência artificial para melhorar funções nos celulares e também a preocupação com o bem-estar digital dos usuários.
Segundo o Google, o Android Pie será mais "inteligente" com a bateria dos smartphones: o sistema vai aprender como o usuário utiliza o aparelho e direcionar a energia da bateria. Com isso, a carga será usada para atender funções usadas naquele momento, reduzindo a operação de apps em segundo plano, por exemplo.
Com uso da inteligência artificial, o sistema conseguirá ainda prever o que o usuário pretende fazer no celular. Se forem conectados fones de ouvidos no aparelho, por exemplo, ficará em destaque uma playlist para o usuário escutar. Essas informações ficarão no topo da tela, junto com os aplicativos mais usados.
O novo sistema operacional também busca deixar os smartphones mais simples. No Android Pie, agora o usuário pode deslizar o dedo na tela de baixo para cima para ver todos os aplicativos que estão rodando. Com isso, o Google promete facilidade no gerenciamento de notificações, assim como capturas de tela melhores e controles de volume simplificados.
Como anunciado em maio, a nova versão do Android terá uma série de recursos que têm o objetivo de ajudar o usuário a usar a tecnologia com equilíbrio. Entre as mudanças, está uma uma central que vai mostrar os hábitos do usuário ao usar aplicativos e ver notificações. Além disso, será possível configurar a tela do celular para que ela seja exibida em preto-e-branco após as 22 horas - a fim de desestimular seu uso - e também limitações de tempo ao uso de certos aplicativos.
A expectativa é que fabricantes que usam o Android comecem a lançar aparelhos com a versão beta instalada até o fim do ano. No primeiro momento, algumas funcionalidades não estarão disponíveis nem mesmo para aparelhos do Google. É o caso das funcionalidades que visam o bem-estar dos usuários, que só será lançada no próximo trimestre.
