Google lança iniciativas de apoio ao jornalismo em meio ao coronavírus
Divisão de notícias da gigante de tecnologia vai oferecer fundo de auxílio, avaliado na casa dos milhares de dólares, para jornais pequenos e médios em todo o mundo
O Google anuncia, na manhã desta quarta-feira, 15, uma série de iniciativas de apoio para jornais e jornalistas em meio à pandemia do coronavírus. O principal lançamento é o Fundo de Auxílio Emergencial ao Jornalismo: avaliado na casa de "milhares de dólares", ele servirá para auxiliar pequenos e médios veículos de todo o mundo, com foco especial em empresas que cobrem noticiário local.
"O noticiário local é um recurso fundamental para que pessoas e comunidades se mantenham conectadas. No momento atual, ele desempenha um papel ainda mais importante", destacou Richard Gringas, vice-presidente de notícias do Google, em texto ao anunciar as medidas.
Segundo ele, os valores vão de "alguns milhares de dólares para redações pequenas a dezenas de milhares para organizações de maior porte" e devem variar de acordo com a região. Veículos interessados podem se inscrever para receber recursos no site da empresa, até o próximo dia 30 de abril.
A empresa anunciou ainda a doação de US$ 1 milhão para o International Center for Journalists (ICFJ), que planeja oferecer recursos de apoio imediato a repórteres de todo o mundo, em especial àqueles que estão na linha de frente das reportagens sobre a covid-19, bem como para o Dart Center for Journalism and Trauma da Columbia Journalism School, que está ajudando jornalistas expostos a situações traumáticas durante esta crise.
"Acreditamos que temos a responsabilidade de fazer o que estiver ao nosso alcance para aliviar a pressão financeira imposta às redações. Continuaremos buscando novas maneiras de ajudar, com novos anúncios que serão feitos em breve", declarou ainda o executivo.