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Google Play também vai baixar preços de conteúdos em 4K

29 set 2017 - 10h46
(atualizado às 11h10)
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A resposta da Google à chegada de uma nova Apple TV não demorou muito. A empresa parece estar testando um novo modelo de precificação para os filmes em resolução 4K - um dos destaques do novo set-top box da rival -, pareando os valores das produções em ultra resolução aos de suas versões convencionais em FullHD.

Homem-Aranha De Volta ao Lar
Homem-Aranha De Volta ao Lar
Foto: Canaltech

As mudanças ainda não aparecem na versão nacional do serviço Google Play Filmes, mas já podem ser exploradas por usuários dos Estados Unidos. Mais especificamente, o novo modelo deu as caras em alguns poucos títulos da distribuidora Sony Pictures, não coincidentemente uma das principais parceiras da Apple na redução de preços de filmes em 4K e também uma das maiores apoiadoras do formato no meio da distribuição digital.

No que parece ser um teste, três longas recentes passaram a ter preços semelhantes nas versões Full HD e 4K. Passageiros, Homem-Aranha: De Volta ao Lar e Em Ritmo de Fuga são as bolas da vez, com as versões em altíssima resolução podendo ser baixadas em aparelhos compatíveis pelo mesmo custo das edições tradicionais.

A dinâmica, aqui, seria a mesma: filmes com resolução 4K podem ser baixados em aparelhos compatíveis, com o próprio sistema fazendo essa diferenciação. Caso o suporte não esteja disponível, a versão em 1080p convencional será a escolhida, sem que o usuário pague mais ou menos por isso.

Permanece, por outro lado, a antiga política de precificação, com os conteúdos em resolução standard custando menos - no Brasil, a diferença é de cerca de R$ 5. Fora os filmes da Sony Pictures, entretanto, não existem mudanças, e outras produções do catálogo da empresa também não aparecem modificadas, indicando se tratar de um teste para experimentar a recepção do público à altíssima resolução.

Nos EUA, as mudanças aconteceram tanto no serviço Google Play Filmes quanto no VUDU, serviço de aluguel e venda digital de conteúdo que pertence ao Walmart. Lá, os mesmos longas também estão disponíveis, com valores semelhantes, o que pode indicar a intenção de modificar os preços e condições na integralidade das plataformas digitais.

No caso da Apple TV, a política parece ser um pouco mais agressiva e permite, também, que usuários que já são donos de determinados conteúdos tenham acesso gratuito às versões 4K, quando disponíveis. Na Google Play, entretanto, isso ainda não é válido, pelo menos por enquanto.

Como as empresas envolvidas não se pronunciaram sobre o assunto, fica difícil saber exatamente o que está acontecendo e, principalmente, se as mudanças na política de preços serão aplicadas a toda a plataforma. Resta aguardar.

Canaltech Canaltech
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