Google pode investir US$ 550 milhões em gigante do varejo online chinês
A Google divulgou nesta segunda-feira (18) que tem planos para investir US$ 550 milhões na JD.com, uma das gigantes do varejo online na China. Caso a negociação seja efetivada, esta pode ser uma ótima oportunidade para que a gigante das buscas amplie a atuação do Google Shopping na Ásia.
Porém, o possível investimento não seria positivo somente para a Google. A JD.com já conta com aporte financeiro de companhias como a Tencent e a Walmart; com o dinheiro vindo da gigante de Mountain View, pode expandir seu mercado global com potenciais clientes no sudeste da Ásia, na Europa e nos Estados Unidos.
A parceria também poderia dar mais força para a Google competir de forma mais intensa com a Alibaba e a Amazon, que dominam o mercado mundial no setor de e-commerce, uma vez que a JD.com é considerada a segunda maior empresa do ramo de lojas online na China e conta com toda a experiência em logística.
Ainda segundo a gigante das buscas, o objetivo secundário com o investimento é "acelerar a maneira como os ecossistemas de varejo proporcionam experiências aos consumidores" tanto em escala global quanto no setor online do sudeste Asiático.
Há rumores que alegam que esta nova estratégia da Google busca uma aproximação indireta da empresa com o governo chinês, que atualmente proíbe a presença de suas ferramentas em território nacional.