Script = https://s1.trrsf.com/update-1736170509/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Google SGE: como ativar a IA nas buscas

Google anunciou SGE, ferramenta que permite ativar a IA nas buscas dos usuários. Veja como atualização pode impactar pesquisa na plataforma

10 dez 2023 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Inteligência artificial SGE do Google pode revolucionar as buscas
Inteligência artificial SGE do Google pode revolucionar as buscas
Foto: Pixabay / Flipar

O Google anunciou neste ano o SGE (Search Generativa Experience), recurso que permite usuários a ativarem a inteligência artificial nas buscas feitas pela ferramenta. Atualização visa entregar respostas personalizadas e ainda mais relevantes ao usuário.

Seu novo recurso, lançado em novembro, chega para auxiliar os mecanismos de busca do Google. Ele ainda está em fase de testes, mas promete revolucionar as pesquisas por informações no mundo todo.

A seguir, entenda o que é o SGE, como ativar a IA nas buscas do Google e confira insights especiais sobre os impactos da inteligência artificial nas plataformas de busca!

O que é o SGE?

A Experiência de Pesquisa Generativa, em inglês Search Generativa Experience (SGE), é um recurso do Google que utiliza uma variedade de modelos de linguagem, como uma versão aprimorada do MUM e o PaLM 2.

A ferramenta, que estava disponível apenas nos Estados Unidos, agora chega ao Brasil, para respostas mais rápidas e detalhadas aos usuários.

Diferentemente do Bard, que é um chatbot de IA no formato do ChatGPT, a SGE promete atuar como uma ferramenta de IA generativa na busca do Google, podendo ser ativada no SearchLabs.

Assim, a proposta do SGE é tornar as pesquisas dos usuários o mais completa possível. Ou seja, o usuário realiza uma pesquisa no Google e recebe uma análise completa dos resultados, por meio da IA.

Em instantes, é gerado um resumo em tópicos sobre o tema de interesse, contendo uma visão geral do assunto, links para sites na web com informações complementares, sugestões de perguntas sobre o tópico selecionado, além de destaques para as fontes das informações. 

Em fase de pré-visualização, o Google informa que alguns tópicos, considerados sensíveis, como a temática de saúde, não serão gerados resumos. Além disso, está coletando feedback de seus usuários para melhorar ainda mais o recurso. 

Google Gemini: veja o que IA pode fazer Google Gemini: veja o que IA pode fazer

Como ativar a inteligência artificial na busca do Google?

O SGE está atualmente disponível apenas no Chrome pelo desktop e no Google App para Android e iPhone (iOS). Para ativá-lo, precisamos realizar algumas etapas. Continue a leitura para descobrir!

1. Acesse o Search Labs do Google

A partir do SearchLabs, um tipo de hub com função beta, faça o login com o seu e-mail do 

Google. 

Google SGE, IA da empresa
Google SGE, IA da empresa
Foto: Reprodução/Google

2. Ative a caixa de seleção da SGE

Agora você precisar habilitar a caixa de seleção da SGE. Clique em “Teste um exemplo” e aparecerá uma nova tela para realizar a pesquisa do seu assunto no Google. 

Google SGE, IA da empresa
Google SGE, IA da empresa
Foto: Reprodução/Google

3. Pesquise sobre o tema desejado

Pronto! Você está habilitado para pesquisar sobre os assuntos do seu interesse. Como exemplo, pesquisamos “quais são os maiores estádios de futebol do mundo” e a ferramenta gerou uma lista sobre os estádios e suas localidades (com bullet points) e links adicionais sobre a nossa pergunta. 

Google SGE, IA da empresa
Google SGE, IA da empresa
Foto: Reprodução/Google

Percebe-se que o Google alerta sobre a importância de checar as informações na frase: “A IA generativa é experimental. A qualidade das informações pode variar.” Portanto, esteja ciente que é preciso de cautela ao interpretar as informações disponibilizadas.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade