PUBLICIDADE

Google Tensor G3 aparece em novo rumor com CPU de 9 núcleos

Esperado para equipar a linha Pixel 8, o Google Tensor G3 voltou a aparecer em rumores com CPU de 9 núcleos que poderia superar o Snapdragon 8 Gen 2

2 mai 2023 - 10h45
(atualizado às 14h30)
Compartilhar
Exibir comentários

Esperado para ser o processador da família Pixel 8, o Google Tensor G3 ganhou novos rumores nessa semana que reforçam sua inspiração na linha Exynos da Samsung, bem como o uso de uma configuração inédita de CPU. Ao que parece, a nova geração da plataforma buscaria se diferenciar de outros componentes ao contar com 9 núcleos, combinação que poderia fazê-la ser mais veloz que o Snapdragon 8 Gen 2, caso não haja problemas na fabricação.

Foto: Divulgação/Google / Canaltech

As informações chegam através do leaker Revegnus, responsável por muitos dos rumores recentes ligados à Samsung e ao Google, e indicam que o Tensor G3 contará com uma configuração curiosa de 9 núcleos. A maioria dos chipsets modernos, incluindo soluções da Qualcomm, MediaTek e da própria Samsung utilizam apenas 8 núcleos, e seria a primeira vez em anos desde a família Helio X que essa barreira seria quebrada.

No caso do novo Tensor, teríamos essas estruturas distribuídas em um grupo de 1 + 4 + 4, sendo 1 Cortex-X3 de máxima performance rodando a 3,3 GHz, 4 Cortex-A715 de alto desempenho trabalhando a 2,6 GHz e 4 Cortex-A510 de alta eficiência operando a 2,3 GHz. Além da já citada quantidade e dos clocks bastante altos, também chama atenção o uso de núcleos recentes da ARM — as gerações anteriores haviam optado por usar modelos mais antigos, apostando em litografias mais modernas para apresentar melhorias.

Falando justamente do desempenho, Revegnus acredita que a nova combinação poderia ter fôlego para superar o Snapdragon 8 Gen 2, chip mais recente da Qualcomm presente em quase todos os topos de linha Android de 2023, e atual campeão de performance e eficiência. O leaker alerta, porém, que tudo deve depender de quão melhor estará a litografia de 4 nm, de nome 4LPP, que a Samsung usará para produzir o Tensor G3.

Não é segredo que a gigante sul-coreana tem trabalhado para aprimorar seus processos de fabricação — e por extensão da família Exynos, que pode retornar em breve —, muito criticados por anos pelos baixos rendimento, eficiência energética e densidade de transistores em comparação aos rivais da TSMC, e aparentemente é possível que vejamos esses aprimoramentos já terem um papel notável no novo chip do Google.

Mais interessante é que o envolvimento da Samsung com o Tensor G3 deve ir além da produção, como também indicou Revegnus em sua postagem. Respondendo a outro usuário, o informante reforçou rumores antigos de que o processador seria uma versão modificada do Exynos 2300, componente cancelado que deveria ter sido usado na família Galaxy S23. Dito isso, ao contrário do que se esperava, não devemos ver uma GPU AMD.

O processamento gráfico ficaria sob responsabilidade da nova ARM Mali-G715, uma variante mais simples da Immortalis-G715 usada no MediaTek Dimensity 9200, por exemplo, sem acesso à tecnologia de Ray Tracing e com uma quantidade menor de núcleos — configurada em 8, nesse caso. Seu desempenho deve ser bem mais robusto que a Mali-G710 do Tensor G2, mas não deve representar uma ameaça para a poderosa Adreno 740 do Snapdragon 8 Gen 2.

Espera-se que tenhamos novidades oficiais muito em breve, considerando a estratégia recente do Google de divulgar teasers dos seus lançamentos com bastante antecedência. É muito provável que o Tensor G3 e seus primeiros detalhes sejam anunciados já neste mês, durante o Google I/O 2023, o evento anual da gigante das buscas para desenvolvedores marcado para 10 de maio.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade