Google usa aplicativos para criar casa do futuro na Espanha
Google montou uma casa em Madri, capital da Espanha, onde demonstra como, na prática, várias de suas ferramentas podem ser úteis no dia-a-dia de qualquer pessoa
Para mostrar que seus aplicativos podem ser utilizados para tarefas mais complexas que simplesmente fazer uma busca na internet ou medir a audiência de um site, o Google montou uma casa em Madri, capital da Espanha, onde demonstra como, na prática, várias de suas ferramentas podem ser úteis no dia-a-dia de qualquer pessoa.
Entre as diferentes funcionalidades disponíveis nos aplicativos do Google, a ferramenta que tem mais potencial para transformar uma casa normal e uma casa do futuro é o Google Voice Search, a busca por voz desenvolvida pela empresa. Donos de um dos canais de receitas mais acessados no Youtube na Espanha, María López e Luis Robles testaram a cozinha digital montada pelo Google e aprovaram a experiência.
“Apenas conectando o nosso celular na rede da casa nós conseguimos fazer a conversão de medidas e checar a quantidade de calorias de cada ingrediente da nossa receita”, comentou María. Os dois chefs amadores utilizaram o Voice Search em cada etapa do processo de preparo de suas receitas, perguntando pela tradução exata de alguns ingredientes estrangeiros e ajustando um alarme para não queimar os doces que cozinharam com a ajuda do Google.
Para aqueles que não têm muitas habilidades na cozinha e preferem utilizar a tecnologia já disponível para acessar vídeos e fotos na internet, a empresa americana criou o Chromecast, dispositivo do tamanho de um pen drive que permite levar a tela do celular ou do computador à televisão. Com ele, é possível assistir a vídeos do Youtube ou alugar filmes na loja virtual do Google. No lugar do controle remoto, o usuário utiliza apenas o seu celular para controlar a televisão.
Tendências da moda
Em um espaço batizado de Fashion Room, a empresa americana criou um ambiente voltado à moda. Nele, uma especialista no assunto mostrou como é possível escolher um corte de cabelo ou um par de sapatos utilizando o Google Trends, aplicativo que mostra as tendências de busca na internet. A partir de uma simples busca, é possível saber que no Brasil os tipos de cortes mais procurados pelo público feminino são aqueles com franja e do tipo Chanel.
Outra funcionalidade que pode ajudar às mulheres neste assunto, e ainda é pouco explorada no Brasil, é o uso das conversas em vídeo para interação entre blogueiras de moda e suas leitoras ou simplesmente uma troca de opinião entre amigas. Para ilustrar esta possibilidade, o Google convidou algumas blogueiras espanholas que opinaram sobre as melhores combinações de roupas para diferentes ocasiões, sempre utilizando o serviço de vídeo chamada da empresa e comentando de acordo com as peças de roupa que cada pessoa tinha a sua disposição.
Uma viagem ao Brasil
Contagiado com o clima de festa da Copa do Mundo, o Google ainda montou uma área dedicada ao Brasil. Ambientado com imagens do Rio de Janeiro, o local satisfazia a curiosidade dos estrangeiros em relação ao país e, ao mesmo tempo, divulgava o uso de aplicativos como o Google Translator e o Google Now.
Usando os novos óculos do Google era possível traduzir o cardápio dos restaurantes cariocas para qualquer língua sem precisar consultar dicionários ou perguntar a um cliente da mesa ao lado. E, finalmente, para não perder nenhuma partida do campeonato mundial, o Google Now atualiza minuto a minuto os resultados dos jogos e leva diretamente ao celular as notícias de sua seleção preferida.