Google usa camelo para mapear Deserto de Liwa em Abu Dhabi
O camelo dromedário (com uma única corcova) tem 10 anos de idade e saía com seu guia às 06h00 para gravar e tirar as fotos no deserto
O camelo Raffia tornou-se o primeiro animal a participar de um projeto de mapeamento do Google Street View, ao colocar uma câmera Trekker para capturar imagens do Deserto e Oásis de Liwa em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. De acordo com o jornal árabe The National, o dromedário (com uma única corcova) tem 10 anos de idade e saía com seu guia às 6h00 para gravar e tirar as fotos no deserto.
A porta-voz do Google na África e Oriente Médio, Joyce Baz, afirmou que a companhia tenta “personalizar” a captura em todos os ambientes, como é o caso em Liwa, de forma mais “autêntica e menos prejudicial”.
Joyce Baz também espera que iniciativas como esta façam com que a empresa americana leve o Street View para outros lugares do mundo. Atualmente, 59 países possuem imagem no sistema cobrindo um espaço de mais de 8 milhões de quilômetros.
Desde 2007, o Street View captura imagens das ruas com um carro e uma câmera personalizada em seu capô - tirando fotos em 360º. Como no caso do camelo, a câmera Trekker é usada em lugares onde esses carros não passam, como becos e travessas.
Baz ainda espera que as imagens do oásis, a 100 quilômetros do sul do Golfo da Arábia, ajudem a impulsionar o turismo na região. Segundo a funcionária do Google, “30% dos acessos (às páginas de Abu Dhabi) vem de fora do país”.